O ESTUDO DA NATUREZA DA/NA CIDADE: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA AMBIENTAL

Autores/as

  • Diego Mendes Cipriano FURG
  • Carlos Roberto da Silva Machado FURG

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3951

Palabras clave:

Cidade, Natureza, História, Globalização, Produção.

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo discutir a problemática ambiental urbana forjada pela modernidade capitalista e os fundamentos teóricos do estudo de caso, em desenvolvimento, da cidade do Rio Grande (Brasil). Para isso, dividimos este artigo em três partes constitutivas. Na primeira, apresentamos a problemática da natureza da/na globalização capitalista, conferindo especial atenção à realidade sócio-ambiental contemporânea. Na segunda, tratamos da emergência da História Ambiental, discutindo o caráter interdisciplinar deste campo do conhecimento, sobretudo na interface com a Geografia, e também, suas potencialidades investigativas à temática em foco. Finalmente, na terceira parte, argumentamos sobre a importância do debate, da investigação e de construirmos soluções à problemática ambiental urbana no processo de produção da cidade com desenvolvimento humano sustentável para o "outro mundo possível" dos Fóruns Sociais Mundiais. Isto porque, na globalização neoliberal atual, a cidade, quer como espaço direcionado à reprodução do sistema capitalista e de sua hegemonia, quer como forma de superação do atual paradigma sócio-econômico ambiental, é um lugar estratégico.

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Biografía del autor/a

Diego Mendes Cipriano, FURG

Acadêmico do curso de História – Bacharelado da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), CEP 96201- 900 Rio Grande – RS,

Carlos Roberto da Silva Machado, FURG

Professor Doutor em Políticas Públicas da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG

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Publicado

2013-09-30

Cómo citar

Cipriano, D. M., & Machado, C. R. da S. (2013). O ESTUDO DA NATUREZA DA/NA CIDADE: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 23. https://doi.org/10.14295/remea.v23i0.3951