ECOSSISTEMA MANGUEZAL: VIVÊNCIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE NATAL, RIO GRANDE DO NORTE
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3892Palabras clave:
Educação ambiental, escola, manguezal, meio ambiente.Resumen
Diante da necessidade de proteger e conservar o ecossistema manguezal, que vem sofrendo ao longo dos anos diversos impactos antrópicos, o presente objetiva diagnosticar o conhecimento sobre esse ecossistema de alunos do 3° ciclo do ensino fundamental (6° ano) de duas escolas localizadas próximas ao mangue do Rio Potengi nos bairros de Santos Reis e Potengi no município de Natal-RN, bem como realizar atividades de educação ambiental visando sensibilizar esses alunos sobre questões ambientais que ainda são por eles desconhecidas. Para tal foram utilizados questionários anteriores e posteriores às ações educativas, palestras e dinâmicas dentre as quais está incluída a aula passeio do barco escola Chama-Maré. Tais atividades possibilitaram respectivamente conhecer a realidade escolar, transmitir experiências e possibilitar a interação desses alunos com o meio ambiente que rodeia a comunidade em que residem. Realizado o diagnóstico e as atividades da ação educativa, foi possível observar um aumento bastante significativo no entendimento dos alunos sobre a importância do ecossistema manguezal. Dando assim uma oportunidade de modificar os conceitos errôneos que eram arraigados na cultura desses alunos.
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