EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DISCIPLINA VERSUS TEMA TRANSVERSAL

Autores/as

  • Maria Beatriz Junqueira Bernardes Universidade Federal de Uberlândia – Uberlândia/MG.
  • Élisson Cesar Prieto Universidade Federal de Uberlândia – Uberlândia/MG.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3891

Palabras clave:

Educação Ambiental, Currículo, Transversalidade.

Resumen

Apesar da Política Nacional de Educação Ambiental, instituída em 1999 pela Lei n.º 9.795, estabelecer que a educação ambiental deva ser desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente e de forma transversal e interdisciplinar, o debate sobre a criação de uma disciplina específica é recorrente no meio acadêmico, nas secretarias de educação e nos parlamentos legislativos, o que já levou diversas escolas a adotarem essa medida. Se há consenso sobre a necessidade da problematização das questões ambientais em todos os níveis de ensino, de outro lado, pairam dúvidas quanto à valorização e eficácia da temática ambiental como uma ação educativa de forma transversal e interdisciplinar, especialmente pela falta de gestores e professores qualificados e capacitados para articular esse conjunto de saberes, atitudes e sensibilidades ambientais nas disciplinas existentes. O presente trabalho busca debater os desafios da educação ambiental como tema transversal e as propostas de inclusão de uma disciplina específica, contrapostas aos argumentos que entendem que a educação ambiental só pode ser transformadora e capaz de aliar teoria/prática, se estiver integrada a um projeto pedagógico e não a um conjunto de conteúdos próprios.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Beatriz Junqueira Bernardes, Universidade Federal de Uberlândia – Uberlândia/MG.

Profª Drª da Faculdade de Ciências do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia – CEP 38408-902 – Uberlândia/MG.

Élisson Cesar Prieto, Universidade Federal de Uberlândia – Uberlândia/MG.

Prof. Ms. do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia– CEP 38408-902 – Uberlândia/MG.

Citas

CARVALHO, Vilson Sérgio de. A educação ambiental nos PCN's: o meio ambiente como

tema transversal. In: MATA, S. F.. (Org.) Educação Ambiental: transversalidade em questão.

Rio de Janeiro: MZ Editora, 2000.

CASTRO, R. S.; SPAZZIANI; M. L.; SANTOS, E. P. Universidade, meio ambiente e

parâmetros curriculares nacionais. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P.;

CASTRO,R. S. (Org.) Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. São

Paulo: Cortez, 2000.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 5ª ed. São Paulo: Gaia,

___________. Atividades interdisciplinares de educação ambiental. São Paulo: Global, 1994.

LEFF, Enrique. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder.

Petrópolis, RJ:Vozes, 2001.

__________. Epistemologia Ambiental. São Paulo: Ed. Cortez, 2002.

LERIPIO, Denize Longaray e SELIG, Paulo Maurício Selig. Educação Ambiental e

Cidadania: a abordagem dos temas transversais. Núcleo de Gestão para Sustentabilidade,

USFC. Disponível em: http://ngs.ufsc.br/artigos/artigo.pdf

MEC/SEF (Secretaria da Educação Fundamental/MEC). Parâmetros Curriculares Nacionais:

Temas Transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

OLIVEIRA, Artur Santos Dias de Oliveira. Educação Ambiental: Histórico e rumos atuais.

In: Ambiente & Educação – Rev. De Educação Ambiental da FURG – Vol. 2 – 1997.

OLIVEIRA, Haydée Torres de. Educação ambiental – ser ou não ser uma disciplina: essa é a

principal questão?! In: Vamos cuidar do Brasil : conceitos e práticas em educação ambiental

na escola. Ministério da Educação/MEC – Departamento de Educação Ambiental. Brasília:

UNESCO, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao3.pdf

REIGOTA, Marcos Antonio dos Santos. A educação ambiental frente aos desafios

contemporâneos. In: II Congresso Mundial de Educação Ambiental, Rio de Janeiro/RJ, 2004.

SACHS, Ignacy. Estratégias de transição para o século XXI: desenvolvimento e meio

ambiente. São Paulo. Livros Studio Nobel. 1993.

SOARES, Andréa de Almeida Rosa. Educação Ambiental no Currículo Escolar: uma Análise

do Tema Transversal Meio Ambiente. In: X Encontro Paranaense de Educação Ambiental,

, Maringá. Disponível em: http://www.linguagensdesenhadas.com/imagens/03-

textos/Andrea_XEPEA.pdf

SORRENTINO, Marcos; TRAIBER, Raquel; MENDONÇA, Patrícia; FERRARO, Luz

Antonio Junior. Educação ambiental como política pública. Revista Educação e Pesquisa,

São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, maio/ago. 2005.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Educação ambiental: natureza, razão e história.

Campinas: Autores Associados, 2004.

Publicado

2013-09-22

Cómo citar

Bernardes, M. B. J., & Prieto, Élisson C. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL: DISCIPLINA VERSUS TEMA TRANSVERSAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 24. https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3891