OFICINAS ECOPEDAGÓGICAS: TRANSFORMANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DIÁRIAS NOS ANOS INICIAIS

Autores/as

  • Luciana Barbosa da Silva Vega Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande/RS
  • Sirlei Nádia Schirmer Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande/RS

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3856

Palabras clave:

educação ambiental – oficinas pedagógicas – relato da experiência.

Resumen

O presente artigo objetiva problematizar a inserção diária da temática Educação Ambiental nas práticas educativas de sala de aula nos Anos Iniciais, especificamente, no 1º Ano do Ensino Fundamental, utilizando-se das Oficinas Pedagógicas como instrumento de açãoreflexão- ação, no processo de construção do conhecimento integral e integrado do educando. Esse estudo relata a experiência no contexto do Estágio III - Pedagogia /sala de aula/cotidiano, abordando metodologias que possibilitaram a implantação de propostas e atividades, de fundamentos teóricos, assim como, alguns resultados alcançados no desenvolvimento das dinâmicas relacionadas com o tema Educação Ambiental, que despertaram a criatividade, o prazer, a autonomia e a mobilização dos educandos, constituindo o aprender significativo - individual e coletivo - na transformação de realidades.

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Biografía del autor/a

Luciana Barbosa da Silva Vega, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande/RS

Mestranda em Educação Ambiental do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA/FURG. Atuação como tutora do curso de Licenciatura em Matemática, na disciplina de Sociologia da Educação da Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância (REGESD)

Sirlei Nádia Schirmer, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande/RS

Licenciada em Pedagogia-Habilitação Magistério- Fundação Universidade do Rio Grande- FURG, Mestrado em Educação –PUC/POA, professora do Ensino Estadual –Sala de Recursos e Tutora da UAB/FURG- CEP 96201-900 – Rio Grande – Rio Grande do Sul – Brasil -

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Disponível em Portal da Mônica: <http://www.monica.com.br

Acesso em: 16 maio de 2007.

Publicado

2013-09-17

Cómo citar

Vega, L. B. da S., & Schirmer, S. N. (2013). OFICINAS ECOPEDAGÓGICAS: TRANSFORMANDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DIÁRIAS NOS ANOS INICIAIS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 20. https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3856