A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA

Autores/as

  • Ana Lúcia Bertarellos Zeni  Universidade Regional de Blumenau (FURB).
  • Evenilda Hess Luciani Universidade Regional de Blumenau (FURB).

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3826

Palabras clave:

educação ambiental, psicologia social comunitária, significação ambiental.

Resumen

Este trabalho teve como objetivo primordial conhecer a significação ambiental dos moradores da Comunidade Pedro Krauss e adjacências, Bairro Vorstadt, Blumenau-SC. Foram realizadas 80 (10%) entrevistas, num universo de 660 famílias moradoras, utilizando um questionário semiestruturado, com 12 questões abertas e fechadas. Constatou-se que parte dos moradores percebe o meio ambiente como algo distante dele próprio, gosta de morar no local, mas reconhece os problemas existentes e se sente responsável pelos mesmos. Porém isto acontece numa perspectiva individualista, mostrando a necessidade de trabalhos que os organizem e mobilizem enquanto coletividade, na busca de soluções para os seus problemas.

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Biografía del autor/a

Ana Lúcia Bertarellos Zeni , Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Bióloga e Professora do Departamento de Ciências Naturais da FURB / Instituto de Pesquisas Ambiental.

Evenilda Hess Luciani, Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Psicóloga. Universidade Regional de Blumenau (FURB).

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Publicado

2013-09-09

Cómo citar

Zeni , A. L. B., & Luciani, E. H. (2013). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 20. https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3826