O PROCESSO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: TRAJETÓRIA DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

Autores/as

  • Angélica Góis Müller Morales Universidade Federal do Paraná (UFPR).

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3554

Palabras clave:

cursos de especialização, profissionais em educação ambiental e universidade.

Resumen

A instituição universitária como um centro de investigação, apresenta-se como um núcleo importante para a formação em educação ambiental, principalmente na (re)organização e no diálogo dos saberes com o intuito de aproximar-se dos problemas sócio-ambientais da sociedade. Por sua vez, a pós-graduação, percebida como um centro de produção de conhecimento mais aberto à incorporação interdisciplinar da dimensão ambiental, constitui-se uma das principais vias de acesso à educação ambiental, principalmente pela oferta de novos cursos de “lato-sensu”, do tipo especialização. Destarte, este artigo tem o propósito de tecer discussões acerca da instituição universitária, no sentido de debater sua função e refletir sobre seu papel na formação em educação ambiental, direcionado principalmente aos cursos de especialização, com o intuito de analisá-los e compreendê-los. Desta forma, realizou-se um mapeamento dos cursos de especialização em educação ambiental no contexto brasileiro, o que percebe que há um número significativo de profissionais de diversas áreas de conhecimento que buscam a oportunidade de aprofundar e consolidar sua prática profissional,bem como de uma discussão mais ampla entre sociedade e natureza.

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Biografía del autor/a

Angélica Góis Müller Morales, Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestra em Educação Ambiental pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande (FURG) e doutora do Programa Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Publicado

2013-04-29

Cómo citar

Morales, A. G. M. (2013). O PROCESSO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: TRAJETÓRIA DOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 18. https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3554