LIÇÕES DE SUSTENTABILIDADE EM UM JORNAL BRASILEIRO

Autores/as

  • Edgar Roberto Kirchof Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Canoas, Rio Grande do Sul.
  • Maria Lúcia Castagna Wortmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
  • Iara Tatiana Bonin Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3493

Resumen

O estudo envolveu a análise de 55 exemplares do suplemento Nosso Mundo Sustentável, do jornal Zero Hora de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil no período de janeiro de 2010 a março de 2011. Este suplemento possui, à época, o patrocínio da Companhia Souza Cruz, líder de vendas no mercado brasileiro de cigarros e subsidiária do grupo internacional British American Tobacco. Deste corpus, foram selecionadas 20 reportagens que dão destaque à construção de um mundo sustentável. Sob inspiração de Zygmunt Bauman (2008) e Bruno Latour(2001), entre outros autores dos Estudos Culturais de Ciência e Tecnologia, o estudo teve como objetivo discutir a noção de sustentabilidade proposta neste suplemento e, para tal, foram formuladas as seguintes questões: quais ações são propostas para o desenvolvimento de uma consciência ecologicamente sustentável? Como a questão da sustentabilidade é inserida, através da mídia escrita, no cotidiano das pessoas? De que formas as instituições gaúchas são convocadas a se engajar nesta grande questão mundial? Quais ações, proposições, atitudes, valores são vinculados à noção de sustentabilidade ambiental? Cabe registrar o papel constitutivo que as produções midiáticas têm na vida das sociedades contemporâneas e a sua participação na produção de sujeitos ecologicamente corretos, capazes de assumir condutas sustentáveis. Observou-se que, em inúmeras reportagens, a sustentabilidade é representada como uma oportunidade para que se repensem modelos de negócios, bem como processos e tecnologias de produção e os próprios produtos deles decorrentes, tal como salientou Susan Svoboda, uma das criadoras do Green Transformation Lab, em entrevista ao jornal brasileiro Folha de São Paulo (28/12/2010). Nesse suplemento jornalístico ensina-se a refrescar a casa sem esquentar o planeta; a fazer sapatos reciclados; a proteger mananciais de água; a redecorar os espaços, criando Oasis em meio a desertos de escritórios; a reciclar garrafas pet e a reorganizar a vida cotidiana para evitar descarte, sem deixar de consumir. Ou seja, as proposições tanto direcionam-se a práticas individuais, quanto coletivas. Neste caso, ensinam-se os pecuaristas a reduzirem o impacto da criação de gado; estimula-se uma população local a utilizar recursos públicos para proteger áreas verdes, ou a fazer uso de créditos do mercado de carbono. Além disso, o suplemento convoca celebridades brasileiras a lançarem-se na defesa de causas ambientais, seguindo uma tendência mundial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edgar Roberto Kirchof, Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Canoas, Rio Grande do Sul.

Doutor em Linguística e Letras, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação/ULBRA.

Maria Lúcia Castagna Wortmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/ULBRA, Canoas, RS, Brasil e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, Porto Alegre, RS.

Iara Tatiana Bonin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Doutora em Educação e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação/ULBRA, Canoas, RS.

Publicado

2013-04-16

Cómo citar

Kirchof, E. R., Wortmann, M. L. C., & Bonin, I. T. (2013). LIÇÕES DE SUSTENTABILIDADE EM UM JORNAL BRASILEIRO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 27. https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3493