Rio + 20: “política espetáculo”

Autores/as

  • Caio Floriano dos Santos Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3440

Palabras clave:

“desenvolvimento sustentável”, “política espetáculo”, injustiça ambiental, Rio 20.

Resumen

Este artigo apresenta um panorama da discussão e debates realizados durante a Conferência das Nações Unidas sobre “desenvolvimento sustentável”, popularmente chamada de Rio + 20. Buscando problematizar o conceito de “desenvolvimento sustentável” e a falta de avaliação entre as conferências (Rio – 92 e Rio +20). Fazendo uma discussão sobre a Rio + 20 (e outras conferências) e colocando-a como uma “política espetáculo”, fato também observado no Brasil no que se refere às políticas ambientais. O que reforça o papel dos pesquisadores de procurar desvelar e tornar público este cenário de imposição da injustiça ambiental (no mínimo) sobre determinados grupos sociais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Caio Floriano dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG) - Bolsista FAPERGS/CAPES. Pesquisador voluntário do Observatório dos Conflitos Urbanos e Socioambientais do Extremo Sul do Brasil.

Publicado

2013-03-27

Cómo citar

Santos, C. F. dos. (2013). Rio + 20: “política espetáculo”. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 34–46. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3440

Número

Sección

Artigos