DISCUTINDO A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE: O DEBATE E A REFLEXÃO CONTINUAM

Autores/as

  • Fátima Elizabeti Marcomin Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL. Florianópolis/SC

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3402

Palabras clave:

Educação Ambiental, Formação, Currículo, Licenciatura.

Resumen

É inegável o avanço nas discussões acerca da inserção da dimensão ambiental na educação e nesse contexto, mais especificamente, a formação em Educação Ambiental (EA) no âmbito da universidade. Nesse sentido, o presente estudo busca contribuir na medida em que discute aspectos detectados ao longo de processos de formação em Educação Ambiental desenvolvidos na Universidade do Sul de Santa Catarina, mais especificamente pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação nos níveis de graduação e pós. São apresentadas considerações apontadas pelos sujeitos envolvidos no processo, mas fundamentalmente as questões que dificultam a formação em EA nos diferentes nichos da universidade. Constatou-se dentre outros aspectos a falta de conhecimento acerca dos conceitos, objetivos e princípios da Educação Ambiental, assim como a dificuldade de inserção desta, à luz de seus aportes epistemológicos, filosóficos, éticos, estéticos e das dimensões econômicas, políticas, sociais, ambientais em que devem ser agregados valores e habilidades que promovem a construção de sociedades responsáveis e sustentáveis. Nesse ínterim, as universidades deverão incluir em seus currículos de formação de educadores, a formação também em e para a Educação Ambiental.

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Biografía del autor/a

Fátima Elizabeti Marcomin, Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL. Florianópolis/SC

Doutora em Ecologia pela UFSCar. Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação – UNISUL. Coordenadora do Grupo de Pesquisa AnPAP-EA/PPGE/UNISUL.

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2013-03-26

Cómo citar

Marcomin, F. E. (2013). DISCUTINDO A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA UNIVERSIDADE: O DEBATE E A REFLEXÃO CONTINUAM. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3402

Número

Sección

Artigos