CONCEPÇÃO DE AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE EDUCADORES E EDUCADORAS DE UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA, NÍVEL MÉDIO

Autores/as

  • Luciane Gonçalves Rosa Universidade Federal da Paraíba Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa/PB.
  • Valderi Duarte Leite Universidade Federal da Paraíba Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa/PB.
  • Monica Maria Pereira da Silva Universidade Federal da Paraíba Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa/PB.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3333

Palabras clave:

Percepção Ambiental, Educação Ambiental, Formação Pedagógica.

Resumen

A forma como o ser humano se relaciona com o meio ambiente está de acordo com a sua percepção, ideologias e conhecimento prévio. Assim, Educação Ambiental é um dos caminhos viáveis por aspirar mudanças de percepção ambiental da sociedade atual. Este trabalho teve por objetivo identificar a percepção ambiental e de Educação Ambiental dos educadores e educadoras de uma Escola de Formação Inicial em Pedagogia, nível médio. Trata-se de uma pesquisa participativa, realizada no período de março a outubro de 2001, com 65% dos profissionais da educação das diversas áreas do conhecimento. Os dados foram coletados através de mapa mental, questionário em forma de trilha, dinâmicas e observação participante. Constatou-se que os educadores e educadoras, em sua maioria, percebiam o Ambiente natural, e mesmo os que colocaram o Ambiente construído, o apresentaram com o mínimo de alteração do ser humano; colocaram também que não conhecia nenhum documento referente ao Ambiente. Quanto a concepção de Educação Ambiental, há hegemonia de uma visão ecológica, preservacionista. Além disso, a grande maioria defende a sua práxis enquanto disciplina. Demonstrando contradições quando afirmam que a mesma deve ser realizada por todos os segmentos da sociedade. Por conseguinte, é imperativa a urgência de se investir na sensibilização dos educadores e educadoras, em todos os níveis e modalidades de Ensino, inclusive e, essencialmente, na Escola de Formação Inicial.

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Biografía del autor/a

Luciane Gonçalves Rosa, Universidade Federal da Paraíba Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa/PB.

Bióloga pela Universidade Estadual da Paraíba; Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente PRODEMA/Universidade Federal da Paraíba/Universidade Estadual da Paraíba, s/n. Cep 58.109.753. João Pessoa/PB.

Valderi Duarte Leite, Universidade Federal da Paraíba Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa/PB.

Engenheiro Civil/UEPB; Mestre em Engenharia Civil; Doutor em Engenharia Civil, EESC/USP; Professor da UEPB/CCT/DQ.

Monica Maria Pereira da Silva, Universidade Federal da Paraíba Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa/PB.

3Bióloga pela Universidade Estadual da Paraíba; Especialista em Educação Ambiental/UEPB; Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA/UFPB/EUPB; Professora da UEPB/DFB-NEEA.

Publicado

2013-02-21

Cómo citar

Rosa, L. G., Leite, V. D., & Silva, M. M. P. da. (2013). CONCEPÇÃO DE AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE EDUCADORES E EDUCADORAS DE UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA, NÍVEL MÉDIO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 18. https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3333