IDENTIFICAÇÃO DE RASTROS DE ANIMAIS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E VALORIZAÇÃO DA FAUNA LOCAL NO ENTORNO DO PARQUE ESTADUAL DE TERRA RONCA (GO)
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3328Palabras clave:
Rastros, Pegadas, Educação Ambiental, Fauna Silvestre, Terra Ronca.Resumen
Rastros de animais são comumente utilizados para a realização de levantamento de fauna, mas também podem ser ferramentas para trabalhos de educação ambiental facilitando a compreensão de conceitos referentes à valorização da fauna local. Este trabalho objetivou despertar e/ou aumentar a curiosidade de crianças do Povoado de São João Evangelista (São Domingos – GO) em observar e ter um olhar crítico e investigativo sobre as relações entre o ambiente natural e o social. A retirada de contramoldes de pegadas facilitou a fixação e as discussões a cerca da presença e dos hábitos de algumas espécies. As crianças citaram 52 espécies, das quais apenas duas exóticas e uma de invertebrado. Entre os vertebrados, mamíferos, aves e répteis tiveram 60%, 17% e 17% das citações, respectivamente. Foram retirados contramoldes de pegadas de 10 espécies, sendo 02 domésticas e 08 silvestres, uma delas (onça parda) está classificada como vulnerável na Bahia pela Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, do Ministério do Meio Ambiente. As crianças, de modo geral, conhecem a fauna silvestre local, provavelmente por pertencerem a uma comunidade rural onde o ambiente natural faz parte de seu cotidiano.Descargas
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Publicado
2013-02-21
Cómo citar
Berlinck, C. N., & Lima, L. H. A. (2013). IDENTIFICAÇÃO DE RASTROS DE ANIMAIS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E VALORIZAÇÃO DA FAUNA LOCAL NO ENTORNO DO PARQUE ESTADUAL DE TERRA RONCA (GO). REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 18. https://doi.org/10.14295/remea.v18i0.3328
Número
Sección
Artigos