SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA

Autores/as

  • simone do Valle Peinado Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, UFMS.
  • Maria Celina Piazza Recena Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, UFMS.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3242

Palabras clave:

Educação Ambiental, Séries Iniciais, Pantanal.

Resumen

Este artigo relata o desenvolvimento de uma sequência didática para inserção da Educação Ambiental nas séries iniciais, delineada pela leitura e interpretação de uma história ambientada em cenário regional, seguindo os pressupostos da concepção educacional de Paulo Freire. O acompanhamento direto do trabalho, numa perspectiva qualitativa de pesquisa, com registros das aulas e entrevista com a professora regente, possibilitou a avaliação da dinâmica proposta. Observamos que houve contribuições para a prática dos professores em relação à temática ambiental, para o desenvolvimento da interdisciplinaridade no cotidiano da sala de aula e de discussão de aspectos locais importantes para a conscientização ambiental dos alunos. Houve envolvimento de alunos e professores em todas as etapas, com manifestações de interesse e satisfação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

simone do Valle Peinado, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, UFMS.

Bióloga, Mestranda em Ensino de Ciências, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências.

Maria Celina Piazza Recena, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, UFMS.

Química, Doutora em Ensino de Ciências, (Fundação Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências.

Publicado

2013-01-10

Cómo citar

Peinado, simone do V., & Recena, M. C. P. (2013). SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 27. https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3242