EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: A QUESTÃO AMBIENTAL ENTRE OS CONCEITOS DE CULTURA E TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3236Palabras clave:
Educação Ambiental Crítica, Cultura e Meio Ambiente, Trabalho e Meio Ambiente.Resumen
O presente artigo aborda, de uma perspectiva teórica, a temática da Educação Ambiental (EA) com o intuito de analisar as contribuições das ciências sociais e, particularmente, do conceito antropológico de cultura e do conceito materialista de trabalho para aqueles que se debruçam e intervêm na área da “questão ambiental”. Este estudo aponta a importância de se considerar os conteúdos político-ideológicos nas reflexões sobre a EA para constituí-la Crítica. Infere que EA precisa sair do patamar da higienização e culpabilização simplista de todos, para: questionar o incentivo consumista da sociedade, apontar os principais responsáveis pela degradação ambiental, mostrar que aumento de consciência da crise ambiental proporcionalmente não a diminuiu, denunciar que a experimentação das mazelas advindas da destruição da natureza é percebida de forma diferenciada pelas classes sociais, mostrar que a destruição da natureza não ameaça imediatamente o atual sistema econômico que se caracteriza em administrar a escassez de recursos.Descargas
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Publicado
2013-01-10
Cómo citar
Bomfim, A. M. do, & Piccolo, F. D. (2013). EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: A QUESTÃO AMBIENTAL ENTRE OS CONCEITOS DE CULTURA E TRABALHO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 27. https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3236
Número
Sección
Artigos