COMISSÕES DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA NA ESCOLA (COMVIDA): O IDEAL E O REAL NOS PROCESSOS DE PARTICIPAÇÃO

Autores/as

  • Áurea da Silva Garcia Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Icléia Albuquerque de Vargas

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3194

Palabras clave:

Educação Ambiental, Com-Vida, Agenda 21 Escolar, Participação.

Resumen

As Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas (Com-Vida) surgem a partir de demandas colocadas na I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (2003), momento em que jovens de todo o país solicitaram a organização de conselhos jovens de meio ambiente e a elaboração da Agenda 21 Escolar. Desta forma, foi proposto o programa “Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas” que tem, como uma das ações estruturantes, a Com-Vida. Destaca-se, dentre os objetivos do programa Com-Vida, a elaboração da Agenda 21 Escolar, por meio de planejamento participativo com o envolvimento da comunidade escolar. O trabalho ora apresentado deriva de uma pesquisa de cunho qualitativo, um Estudo de Caso, que analisou dez escolas da cidade de Campo Grande (MS), desenvolvendo, como proposta de intervenção, oficinas para criação e fomento da Com-Vida em duas das escolas investigadas. Para tanto, foi utilizada a proposta metodológica “Oficina de Futuro” prescrita pelo programa Com-Vida. Das várias possibilidades e entraves encontrados, a questão da participação permeou e constituiu-se um fator determinante para se alcançar os sonhos almejados, caracterizando-se, portanto, como fundamental a efetividade e legitimidade da participação para o fortalecimento de políticas públicas voltadas para a Educação Ambiental.

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Biografía del autor/a

Áurea da Silva Garcia, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Turismo pela Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá (2003). Atualmente é aluna da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências.

Icléia Albuquerque de Vargas

Geógrafa, Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento, professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências,

Publicado

2012-12-12

Cómo citar

Garcia, Áurea da S., & Vargas, I. A. de. (2012). COMISSÕES DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA NA ESCOLA (COMVIDA): O IDEAL E O REAL NOS PROCESSOS DE PARTICIPAÇÃO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 27. https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3194