FORMAÇÃO ECOSÓFICA: TRAMAS ENTRE A FORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores/as

  • Roselaine Machado Albernaz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense – IFSul, Pelotas – Rio Grande do Sul,
  • Débora Laurino Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3190

Palabras clave:

Educação Ambiental, Formação, Ecosofia, Experiência, Cuidado de si.

Resumen

A formação do professor, na perspectiva da Educação Ambiental, é o foco desse artigo que é um recorte da tese de doutorado intitulada “Formação Ecosófica: a cartografia de um professor de matemática”. Compreendemos a formação a partir dos processos de subjetivação. Um processo de formação tem a ver com criação, com invenção, com experimentação, com práticas que atuam sobre o si próprio. Com esse pensamento foi possível articular os conceitos de cuidado de si, experiência e ecosofia, criando outros modos de perceber e atuar no mundo, na vida. A escolha teórica foi pelas chamadas filosofias da diferença, tal escolha, imbricada às práticas experimentadas, permitiu-nos propor o conceito de Formação Ecosófica, que é uma formação não formativa, não representativa.

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Biografía del autor/a

Roselaine Machado Albernaz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense – IFSul, Pelotas – Rio Grande do Sul,

Doutora em Educação Ambiental, Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense, IFSul, Programa de Pós-graduação em Educação .

Débora Laurino, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Doutora em Informática na Educação. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande.

Publicado

2012-12-11

Cómo citar

Albernaz, R. M., & Laurino, D. (2012). FORMAÇÃO ECOSÓFICA: TRAMAS ENTRE A FORMAÇÃO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 27. https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3190