O EDUCADOR NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO: APONTAMENTOS A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMANCIPATÓRIA

Autores/as

  • Rossane Vinhas Bigliardi Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS – BRASIL
  • Ricardo Gauterio Cruz Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3133

Palabras clave:

Educação Ambiental, Prática Docente, Crise Socioambiental.

Resumen

O presente artigo parte do suposto que, em todo processo pedagógico, existe um sujeito singular do qual, em larga medida, depende o resultado do ato educativo concreto. Abordamos este sujeito, que temos chamado “educador”, como um ser social constituído de múltiplas determinações, que encontra na abordagem emancipatória da Educação Ambiental uma dupla dimensão: em escala particular, a possibilidade de fundamentação teórico-prática para a produção de um fazer docente contra-hegemônico, que busque superar as relações opressivas desenvolvidas no ambiente educativo; e em escala global, uma teoria revolucionária que aponta para a possibilidade de superação das relações de opressão que se desenvolvem na sociedade. Neste sentido, pensamos o espaço pedagógico como alternativa de produção de conhecimentos e de práticas sociais que possam atender às demandas do mundo contemporâneo, fundamentalmente, a superação da crise socioambiental engendrada pela forma dominante de produção da vida social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rossane Vinhas Bigliardi, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS – BRASIL

Atualmente atua como pedagoga junto à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis da Fundação Universidade Federal do Rio Grande.

Mais informações: Currículo Lattes

Ricardo Gauterio Cruz, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Bacharel em Administração. Mestre em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Administrador junto à mesma instituição.

Publicado

2012-11-29

Cómo citar

Bigliardi, R. V., & Cruz, R. G. (2012). O EDUCADOR NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO: APONTAMENTOS A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EMANCIPATÓRIA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3133