A PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DO PÚBLICO DA EXPOSIÇÃO “ENERGIA NUCLEAR” MEDIANTE AS RELAÇÕES CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: ENTRE A EMERGÊNCIA E A ARMADILHA PARADIGMÁTICA

Autores/as

  • Renata Monteiro UNIRIO
  • Celso Sánchez Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
  • Camila Rodrigues Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3108

Palabras clave:

Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), Educação Ambiental Critica, Exposição Energia Nuclear, Centros de Ciência.

Resumen

Este estudo é fruto de uma pesquisa realizada com o público espontâneo da exposição Energia Nuclear, na oportunidade de sua apresentação na Casa da Ciência, localizada da cidade do Rio de Janeiro. Utilizou como metodologia o Discurso do Sujeito Coletivo a fim de coletar e analisar a percepção ambiental de indivíduos ou coletividades. O referencial teórico conjuga reflexões do movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) com a Educação Ambiental Crítica. A análise dos dados aponta a existência de três ideias centrais associadas a paradigmas distintos: i) a mudança comportamental soluciona os problemas ambientais, ii) a resolução das questões socioambientais se deve a decisões racionais; e iii) o desenvolvimento deve ser pensado a partir de bases sustentáveis e das necessidades locais. Desta forma, os resultados permitem observar a emergência de um novo paradigma pautado pela lógica ambiental, ao passo que, reincidem ‘armadilhas paradigmáticas’ que inibem a percepção da complexidade da problemática ambiental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Monteiro, UNIRIO

Educação

Celso Sánchez, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Doutor em Educação, professor adjunto do Departamento de Didática da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Camila Rodrigues, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Doutora em Política e Gestão Ambiental, professora adjunta do Departamento de Administração e Turismo e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Publicado

2012-11-25

Cómo citar

Monteiro, R., Sánchez, C., & Rodrigues, C. (2012). A PERCEPÇÃO SOCIOAMBIENTAL DO PÚBLICO DA EXPOSIÇÃO “ENERGIA NUCLEAR” MEDIANTE AS RELAÇÕES CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE: ENTRE A EMERGÊNCIA E A ARMADILHA PARADIGMÁTICA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3108