A CAMINHADA DAS MULHERES QUILOMBOLAS DE MATA CAVALO DELINEANDO SEU TERRITÓRIO POR ENTRE AS TRILHAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3104Palabras clave:
Educação ambiental, Mulheres, Quilombo, território, história oral.Resumen
O presente artigo apresentará os caminhos percorridos à compreensão do processo de educação contínua realizada por um grupo de mulheres do quilombo de Mata Cavalo3, buscando interpretar à luz da Educação Ambiental a importância do reconhecimento da própria identidade e do seu território como uma forma de aprender a saber lutar politicamente com táticas adequadas e coerentes à causa. Mesmo com o reconhecimento ao direito à terra garantido juridicamente, ainda hoje os herdeiros lutam pelo o seu reconhecimento e posse definitiva, pois existe uma forte contestação por parte dos fazendeiros da região em aceita-los como verdadeiros donos da terra. Para espoliá-los variam métodos como atos de violência, intimidação usando até do aparato policial para isso. A educação Ambiental nos acompanha nessa caminhada na medida em que é entendido que a construção de gênero e suas identidades estão ligadas ao território em que essas mulheres vivem, por sua ligação com a terra pela qual lutam na forma e como se relacionam com o seu próprio ambiente e no movimento de pertencimento ao lugar e reconhecimento do valor de ser quilombola. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi a história oral foram entrevistadas mulheres líderes que são bem atuantes na luta.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-11-25
Cómo citar
Manfrinate, R., & Sato, M. (2012). A CAMINHADA DAS MULHERES QUILOMBOLAS DE MATA CAVALO DELINEANDO SEU TERRITÓRIO POR ENTRE AS TRILHAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3104
Número
Sección
Artigos