O MEIO AMBIENTE “PRODUZIDO” PELAS ONGs: REFLEXÕES SOBRE A RECEPÇÃO DE CAMPANHAS AMBIENTALISTAS

Autores/as

  • Carlos Jorge da Silva Correia Universidade Federal de Alagoas
  • Shaula Maíra Vicentini de Sampaio Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3103

Palabras clave:

Campanhas ambientalistas, Estudantes do Ensino Médio, Narrativas.

Resumen

Neste artigo, ponderamos sobre processos de significação que artefatos como vídeos e fotografias produzidos por Organizações Não-Governamentais (ONGs) ambientalistas suscitam entre estudantes do ensino médio. Para pensar a esse respeito, criamos um ciclo de oficinas sobre meio ambiente na mídia direcionado a estudantes da Escola Estadual Rocha Cavalcanti, em União dos Palmares, AL. Nestes encontros, as participantes foram convidadas a analisar fotografias e vídeos produzidos por ONGs ambientalistas para veiculação na mídia, bem como discutir questões ambientais que estes materiais suscitavam. Ao tramar os fios da pesquisa, procuramos tecer conexões entre os diferentes elementos elaborados ao longo das atividades, de maneira a possibilitar reflexões sobre o que se deu nas oficinas por meio de tópicos ou categorias de análise. Discutimos ao longo do trabalho temas recorrentes durante os encontros, tais como a centralidade das árvores nos discursos ambientais, a visão catastrófica de meio ambiente e a importância da legislação ambiental. Por fim, percebemos que as campanhas ambientalistas das ONGs tiveram os seus discursos veiculados facilmente “reconhecidos” pelos participantes das oficinas; contudo, em alguns casos, houve um refletir mais apurado sobre o que se estava vendo e ouvindo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Jorge da Silva Correia, Universidade Federal de Alagoas

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. Biólogo da Unidade de Ensino em Penedo da Universidade Federal de Alagoas.

Shaula Maíra Vicentini de Sampaio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

Publicado

2012-11-25

Cómo citar

da Silva Correia, C. J., & Sampaio, S. M. V. de. (2012). O MEIO AMBIENTE “PRODUZIDO” PELAS ONGs: REFLEXÕES SOBRE A RECEPÇÃO DE CAMPANHAS AMBIENTALISTAS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 28. https://doi.org/10.14295/remea.v28i0.3103