DESVELANDO RELAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE A PARTIR DE UM PROCESSO JUDICIAL SOBRE DANOS AMBIENTAIS

Autores/as

  • Carmen Roselaine de Oliveira Farias
  • Washington Luiz Pacheco de Carvalho Universidade Estadual de São Paulo, UNESP, Campus de Bauru, São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3090

Palabras clave:

relações CTSA, caso judicial, educação ambiental.

Resumen

O foco deste trabalho é o estudo de caso realizado a partir de um processo judicial relativo aos danos ambientais causados pela formação do reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Irmãos (rio Tietê, SP). O estudo foi centrado nas relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e a orientação metodológica baseou-se na interpretação hermenêutica e na análise da argumentação, entendidas como adequadas para interpretar os discursos jurídicos que compõem o caso judicial. A partir da análise desse processo, foi possível reconhecer uma complexa teia de discursos construída pela inter-relação entre representantes do setor tecnológico, da sociedade civil, da comunidade científica e do poder judiciário. Essa análise gerou uma reflexão sobre o potencial educativo desse debate judicial, a qual pode contribuir para uma visão integradora entre a perspectiva CTSA e a Educação Ambiental (EA).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carmen Roselaine de Oliveira Farias

Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar.

Washington Luiz Pacheco de Carvalho, Universidade Estadual de São Paulo, UNESP, Campus de Bauru, São Paulo.

Professor Adjunto do Depto. de Física e Química da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira - UNESP. Orientador no Programa de Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP.

Publicado

2012-11-12

Cómo citar

Farias, C. R. de O., & Carvalho, W. L. P. de. (2012). DESVELANDO RELAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE A PARTIR DE UM PROCESSO JUDICIAL SOBRE DANOS AMBIENTAIS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 17. https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3090