O CONCEITO DE GESTÃO ESCOLAR NA ECOPEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3085Palabras clave:
Gestão escolar, Ecopedagogia, Desenvolvimento sustentável.Resumen
O envolvimento da gestão escolar na formação da sociedade sustentável é fundamental. Entretanto, qual seria o modelo de gestão que poderia melhor atender aos objetivos da Ecopedagogia? Esta é a questão central desse artigo, em que nos propomos refletir sobre o tipo de gestão escolar mais adequado aos interesses da Ecopedagogia. A partir da avaliação dos limites da Democracia, concluímos que o conceito de gestão mais apropriado à ecoformação é o de gestão democrática, entretanto não uma democracia laica, como a que se tem propagado nas escolas e em outras esferas organizacionais, mas uma democracia vista como um processo de gestão mediado não apenas pela instância política, mas também pela espiritual. Na prática, isso significa que a participação e a espiritualidade passam a ser formas de manifestação da gestão escolar, preparando os indivíduos para a cidadania planetária, mas também para o exercício da verdadeira fraternidade.Descargas
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Publicado
2012-11-09
Cómo citar
Magalhães, H. G. D. (2012). O CONCEITO DE GESTÃO ESCOLAR NA ECOPEDAGOGIA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 17. https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3085
Número
Sección
Artigos