O CONCEITO DE GESTÃO ESCOLAR NA ECOPEDAGOGIA

Autores/as

  • Hilda Gomes Dutra Magalhães Fundação Universidade Federal do Tocantins, palmas, Tocantins.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3085

Palabras clave:

Gestão escolar, Ecopedagogia, Desenvolvimento sustentável.

Resumen

O envolvimento da gestão escolar na formação da sociedade sustentável é fundamental. Entretanto, qual seria o modelo de gestão que poderia melhor atender aos objetivos da Ecopedagogia? Esta é a questão central desse artigo, em que nos propomos refletir sobre o tipo de gestão escolar mais adequado aos interesses da Ecopedagogia. A partir da avaliação dos limites da Democracia, concluímos que o conceito de gestão mais apropriado à ecoformação é o de gestão democrática, entretanto não uma democracia laica, como a que se tem propagado nas escolas e em outras esferas organizacionais, mas uma democracia vista como um processo de gestão mediado não apenas pela instância política, mas também pela espiritual. Na prática, isso significa que a participação e a espiritualidade passam a ser formas de manifestação da gestão escolar, preparando os indivíduos para a cidadania planetária, mas também para o exercício da verdadeira fraternidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hilda Gomes Dutra Magalhães, Fundação Universidade Federal do Tocantins, palmas, Tocantins.

Doutora em Teoria da Literatura, Fundação Universidade Federal do Tocantins, Programa de Mestrado em Ciências do Ambiente.

Publicado

2012-11-09

Cómo citar

Magalhães, H. G. D. (2012). O CONCEITO DE GESTÃO ESCOLAR NA ECOPEDAGOGIA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 17. https://doi.org/10.14295/remea.v17i0.3085