CURRÍCULO ESCOLAR, PENSAMENTO CRÍTICO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores/as

  • Rossane Vinhas Bigliardi Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS
  • Ricardo Gauterio Cruz Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3073

Palabras clave:

Educação Ambiental, Emancipação, Educação Escolar.

Resumen

O nosso saber ambiental nos indica que o caminho no qual vamos acelerando o passo é uma carreira desenfreada para um abismo inevitável. A inserção da Educação Ambiental nos currículos escolares, desde os primeiros anos do ensino formal, é de vital importância na formação de um novo sujeito, capaz de refrear o processo de colapso societal, e de morte entrópica do planeta. Se quisermos formar sujeitos cujas ações são balizadas por pressupostos éticos que conduzam sua vida de forma a promover sua atuação responsável e solidária frente aos problemas sócio-ambientais da realidade, precisamos de um currículo que rompa com os valores antropocêntricos vigentes, e “naturalize” o homem, concebendo-o de forma sistêmica, inseparável do meio no qual habita.

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Biografía del autor/a

Rossane Vinhas Bigliardi, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

Atualmente atua como pedagoga junto à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis da Fundação Universidade Federal do Rio Grande.

Mais informações: Currículo Lattes

Ricardo Gauterio Cruz, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

Graduando em Direito – Departamento de Ciências Jurídicas – FURG

Publicado

2012-11-08

Cómo citar

Bigliardi, R. V., & Cruz, R. G. (2012). CURRÍCULO ESCOLAR, PENSAMENTO CRÍTICO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 21. https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3073