HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS AMBIENTAIS: TEMPO E ESPAÇO DE APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Lívia Lüdke Lisbôa Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.
  • José Cláudio Del Pino Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3048

Palabras clave:

Histórias em quadrinhos, Meio ambiente, Locais de aprendizagem.

Resumen

Pensando a Educação Ambiental (EA) como um processo de construção de valores, pode-se ponderar sobre os diversos locais nos quais esta ação se dá, sendo que estes espaços não estão confiados apenas à sala de aula, na prática da EA formal, dando-se, pelo contrário, muitas vezes para além dos muros escolares. Por isso, histórias em quadrinhos e a mídia em geral podem ser consideradas como produtoras de subjetividades, identidades e gêneros, percebendo-se assim a importância destes locais de aprendizagem, enquanto formadores dos sujeitos. Portanto, no presente estudo, buscou-se analisar as diferentes formas como as revistas da Turma da Mônica, de Mauricio de Souza, abordam a temática meio ambiente, difundindo assim alguns saberes ambientais. Estes podem estar presentes explícita e/ou implicitamente no conteúdo das histórias e, portanto, este trabalho busca também mostrar quais são os principais artefatos utilizados nesse espaço (como imagens, textos, discursos, entre outros) visando à sensibilização do leitor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lívia Lüdke Lisbôa, Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Aluna do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

José Cláudio Del Pino, Universidade Federal do Rio Grande, Furg, Rio Grande, Rio Grande do Sul.

Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Área de Educação Química - Instituto de Química

Publicado

2012-11-08

Cómo citar

Lisbôa, L. L., & Del Pino, J. C. (2012). HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS AMBIENTAIS: TEMPO E ESPAÇO DE APRENDIZAGEM. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 21. https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3048