A ARTE DE CRIAR E EDUCAR COM O LIXO

Autores/as

  • Diana Gonçalves Lunardi Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Natal. Rio Grande do Norte.
  • Vitor Oliveira Lunardi Universidade de Brasília, UNB, Brasília, Distrito Federal.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3043

Palabras clave:

Educação Ambiental, Coleta Seletiva, Santo Amaro.

Resumen

Atualmente, o novo padrão de consumo experimentado por nós tem como principais conseqüências o uso indiscriminado de recursos naturais e posteriormente o descarte, em grandes volumes, de materiais que levam anos para se decompor. Com o intuito de envolver a comunidade escolar no processo de construção do conhecimento em torno do ‘valor do lixo’, propusemos um projeto ambiental de construção participativa no município de Santo Amaro, BA. Este trabalho, realizado de julho a novembro de 2007, relata uma experiência de encorajamento, investigação, discussão e criação entre professores e estudantes em torno do tema proposto. O projeto ‘o valor do lixo’ consistiu de três etapas: (i) curso de interação e construção do conhecimento entre professores, (ii) atividade de interação escola-comunidade e (iii) elaboração e execução do 1º Festival de Educação em Coleta Seletiva de Lixo de Santo Amaro. Atividades interdisciplinares dentro e entre escolas, associadas à criatividade artística e a realidade cultural, levaram a uma ampla dimensão no envolvimento destes na questão ambiental do lixo. Projetos de curto prazo como este são essenciais para o ‘despertar para a responsabilidade ambiental’, mas não são suficientes. É preciso que haja continuidade no processo de educação e envolvimento de toda a comunidade com temas atuais, agradáveis e ambientalmente importantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diana Gonçalves Lunardi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Natal. Rio Grande do Norte.

Mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente cursa o doutorado em Psicobiologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Vitor Oliveira Lunardi, Universidade de Brasília, UNB, Brasília, Distrito Federal.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Departamento de Ecologia, Universidade de Brasília, CEP: 70.919-970, Brasília, DF, Brasil.

Publicado

2012-11-08

Cómo citar

Lunardi, D. G., & Lunardi, V. O. (2012). A ARTE DE CRIAR E EDUCAR COM O LIXO. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 21. https://doi.org/10.14295/remea.v21i0.3043