UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE COLETA SELETIVA NO CENTRO DE ENGENHARIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2966Palabras clave:
Instituição de Ensino Superior, Gestão de Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva, Educação Ambiental, Cidadania.Resumen
A coleta seletiva de resíduos sólidos traz inúmeros benefícios para o ambiente, saúde e qualidade de vida. Para tanto, é imprescindível que a etapa de segregação dos resíduos nas diversas fontes geradoras, incluindo Instituições de Ensino Superior, ocorra com eficiência visando o retorno dos componentes ao ciclo de vida útil e minimizando o impacto ambiental. Diante disso, é fundamental que ferramentas deeducação ambiental sejam vinculadas aos programas de coleta seletiva, no sentido de potencializar a participaçãodos indivíduos para a construção da consciência crítica na busca pela qualidade e sustentabilidade do ambiente. O objetivo deste trabalho é apresentar a prática pedagógica na perspectiva da educação ambiental realizadajunto ao programa de coleta seletiva dos resíduos sólidos na Universidade Federal de Pelotas/UFPel, a partir de sua implantação na unidade piloto- Centro de Engenharias/CEng. O estudo foi realizado no período de 2011 a 2012. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: questionários, o qual foi aplicado a toda comunidade do CEng; observação participativa para diagnosticar a unidade. É possível constatar quea prática de educação ambiental é fundamental ao processo implantado, uma vez que a comunidade mostrou-se envolvida e comprometida de forma ética com a nova proposta de gestão dos resíduosdo ambiente da qual pertencem.Descargas
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Publicado
2012-12-31
Cómo citar
Corrêa, Érico K., Avancini, A. R., Moncks, R. B., Paz, M. F. da, & Corrêa, L. B. (2012). UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE COLETA SELETIVA NO CENTRO DE ENGENHARIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 29. https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2966
Número
Sección
Artigos