EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO: MITO OU REALIDADE

Autores/as

  • Vera Lucia Bastos da Fonseca Ministério da Defesa Colégio Militar do Rio de Janeiro, CMRJ, Rio de Janeiro/RJ
  • Maria de Fátima Barrozo da Costa Fundação Oswaldo Cruz, ENSP/FIOCRUZ, Rio de Janeiro/RJ.
  • Marco Antonio Ferreira Costa Fundação Oswaldo Cruz, ENSP/FIOCRUZ, Rio de Janeiro/RJ.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v15i0.2931

Palabras clave:

Educação ambiental, Ensino médio, Práticas pedagógicas.

Resumen

O presente trabalho teve como objetivo investigar e analisar como vêm sendo desenvolvidos os conteúdos da educação ambiental no ensino de nível médio, em uma escola federal do Rio de Janeiro. Nesta pesquisa, optou-se por um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, e teve como instrumento de coleta de dados a aplicação de um questionário semi-estruturado com a finalidade de analisar as percepções e práticas pedagógicas de ensino dos professores e alunos acerca da temática ambiental. Os dados coletados foram analisados a luz da multirreferencialidade, buscando vários olhares para apreensão da realidade estudada. Com base nos resultados obtidos, concluiu-se que os conteúdos da educação ambiental, nessa etapa escolar, não são priorizados, e há pouca preocupação dos docentes em despertar o espírito crítico dos alunos sobre as questões ambientais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vera Lucia Bastos da Fonseca, Ministério da Defesa Colégio Militar do Rio de Janeiro, CMRJ, Rio de Janeiro/RJ

Mestrado em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Superior de Estudos Pedagógicos (2003). Atualmente é funcionária pública federal permanente do Ministério da Defesa Colégio Militar do Rio de Janeiro

Maria de Fátima Barrozo da Costa, Fundação Oswaldo Cruz, ENSP/FIOCRUZ, Rio de Janeiro/RJ.

Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saude Pública (2001). Atualmente é tecnologista senior da Fundação Oswaldo Cruz.

Marco Antonio Ferreira Costa, Fundação Oswaldo Cruz, ENSP/FIOCRUZ, Rio de Janeiro/RJ.

Doutor em Ensino de Biociências e Saúde – IOC / Fiocruz. Mestre em Educação, Mestre em Psicopedagogia. Professor e Pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio / Fundação Oswaldo Cruz.

Publicado

2012-10-01

Cómo citar

Fonseca, V. L. B. da, Costa, M. de F. B. da, & Costa, M. A. F. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO: MITO OU REALIDADE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 15. https://doi.org/10.14295/remea.v15i0.2931