NOTAS INICIAIS PARA A ANÁLISE DOS DISCURSOS E AÇÕES SOBRE O MEIO AMBIENTE NO ESTADO DO TOCANTINS

Autores/as

  • Berenice Feitosa da Costa Aires Fundação Universidade federal do Tocantins, UFT, Porto Nacional/TO.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v15i0.2930

Palabras clave:

Educação Ambiental, Meio Ambiente, Cidadania, Discursos e Ações.

Resumen

Este artigo analisa os discursos e ações sobre o meio ambiente que são veiculados no cenário tocantinense, através da mídia regional que expõe produtos e peças publicitárias: folder, impressos, vídeo-clips, documentários promocionais e na organização e realização de eventos ditos como educativos e massivos como congresso, seminários e feiras de ciências, onde são percebidos como cada um deles se apropria do termo cidadania e maneja-o com principio e fundamento. O que tem resultado na confluência de paradigmas no universo educacional acaba se chocando, como se a relação cidadania e meio ambiente tivessem selo de propriedade. Esse processo deve ser observado com um olhar mais especifico no contexto político contemporâneo, onde as coletividades difusas são novos atores. As determinantes são: a liberdade, a igualdade, a solidariedade e a qualidade de vida, sendo a Educação Ambiental um canal de abertura para a participação sócio política, que abre possibilidades de influências das diversas classes da sociedade, no processo de formação das decisões políticas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Berenice Feitosa da Costa Aires, Fundação Universidade federal do Tocantins, UFT, Porto Nacional/TO.

Doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás, Brasil(2010) Professor Assistente da Fundação Universidade federal do Tocantins , Brasil.

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2012-10-01

Cómo citar

Aires, B. F. da C. (2012). NOTAS INICIAIS PARA A ANÁLISE DOS DISCURSOS E AÇÕES SOBRE O MEIO AMBIENTE NO ESTADO DO TOCANTINS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 15. https://doi.org/10.14295/remea.v15i0.2930