A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E A ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v15i0.2929Palabras clave:
Educação, consciência ambiental, Escola.Resumen
O presente trabalho tem por objetivo compreender o significado da educação ambiental como conteúdo transversal no contexto escolar. Pretende-se também entender em que medida a Lei nº 9795/99 consiste em fundamento para a construção do Projeto Político- Pedagógico da escola e de balizamento para a prática pedagógica do professor. A pesquisa com abordagem qualitativa foi realizada em duas escolas com perfis sócio-econômicos distintos. Os dados coletados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicam que a educação ambiental não se constitui como tema transversal nas discussões pautadas no contexto escolar, acreditando-se com isso que é necessária a realização de um trabalho pedagógico eficiente, permanente e contínuo, para que a noção de formação da consciência ambiental por meio da educação formal possa se tornar um tema pertinente à realidade escolar e, desta forma, ter-se fundamentos para iniciar uma discussão sobre o atual modelo de sociedade e a questão da sustentabilidade. Palavras-chaves: Escola, Educação Ambiental, Projeto Político- Pedagógico.Descargas
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Publicado
2012-10-01
Cómo citar
Almeida, A. J. M. de, & Suassuna, D. M. F. de A. (2012). A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E A ESCOLA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 15. https://doi.org/10.14295/remea.v15i0.2929
Número
Sección
Artigos