APROXIMAÇÕES ENTRE ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM RECIFE – PE

Autores/as

  • Anderson da Silva Coutinho Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Izabelle Maria Nascimento de Rezende Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Monica Lopes Folena Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2867

Palabras clave:

educação ambiental, ecologia, crise ecológica, contextualização

Resumen

Para o estímulo de atitudes ambientalmente mais sustentáveis, é necessário que o estudante compreenda sua dependência vital de um meio ambiente equilibrado, refletindo criticamente suas práticas para um compromisso coletivo de responsabilidade socioambiental. Com esta compreensão, percebemos que a Educação Ambiental liga-se a dois desafios: a crise ecológica e a questão da educação. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar como estudantes do ensino médio aplicam o conhecimento formal de Ecologia em prol de hábitos mais sustentáveis. Utilizou-se um questionário dissertativo com dez estudantes de uma escola estadual que é conveniada à Universidade Federal Rural de Pernambuco. Em uma abordagem qualitativa, as respostas foram avaliadas através da análise de conteúdo. Foi observado que a maioria dos participantes têm grande dificuldade para aplicar conhecimentos vistos na Ecologia no desenvolvimento de reflexões e atitudes sustentáveis. Isso se deve, principalmente, devido ao distanciamento existente entre o ensino e o cotidiano do aluno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anderson da Silva Coutinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Discente do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC/SESu) em Ecologia e Conservação da Natureza, Universidade Federal Rural Pernambuco, Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos Recife, CEP: 52.171-900, Pernambuco-Brasil.

Izabelle Maria Nascimento de Rezende, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Discente do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC/SESu) em Ecologia e Conservação da Natureza, Universidade Federal Rural Pernambuco, Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos Recife, CEP: 52.171-900, Pernambuco-Brasil.

Monica Lopes Folena Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Bióloga. Dra. em Educação. Professora do Departamento de Educação da UFRPE, Universidade Federal Rural Pernambuco, Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos Recife, CEP: 52.171-900, Pernambuco-Brasil.

Publicado

2012-12-31

Cómo citar

Coutinho, A. da S., Rezende, I. M. N. de, & Araújo, M. L. F. (2012). APROXIMAÇÕES ENTRE ECOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO EM RECIFE – PE. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 29. https://doi.org/10.14295/remea.v29i0.2867