EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO E PLANTIO DE ESPÉCIES ARBÓREAS
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2831Palabras clave:
Problemas ambientais. Percepção ambiental. Consciência ambiental. Responsabilidade ambiental.Resumen
A educação ambiental precisa difundir a percepção de que o meio ambiente inicia dentro de cada ser humano. Este trabalho teve como objetivo despertar nos educandos do ensino fundamental um sentimento de pertencimento e esponsabilidade com o meio. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental João Carlini, Ajuricaba, RS, compreendendo as seguintes etapas: definição do problema de pesquisa, identificação do educandário e do público-alvo, planejamento seguido de análise conjunta da proposta com os professores para posterior execução e análise dos resultados. Identificou-se, inicialmente, que a maior parte dos alunos relatou o meio ambiente, basicamente, associado aos recursos naturais. A identificação e o plantio de espécies arbóreas na escola estimulou a percepção de que o ser humano e seus ambientes de convívio constituem parte do meio ambiente e que pequenas ações podem auxiliar a melhorar o meio circundante. Além disso, a problemática de um terreno baldio utilizado como depósito de lixo, em atividade de percepção ambiental, instigou o comprometimento dos alunos em solicitar a instalação de uma praça para a comunidade neste local. Desta forma, identificou-se que o trabalho, possivelmente, contribuiu para a sensibilização de uma consciência ambiental nos educandos e para despertar o cuidado e a responsabilidade com o meio ambiente.Descargas
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Publicado
2012-09-25
Cómo citar
Avila, A. L. de, Araújo, M. M., Noguera, J. O. C., & Grings, V. T. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO E PLANTIO DE ESPÉCIES ARBÓREAS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 22. https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2831
Número
Sección
Artigos