A PERSPECTIVA EDUCATIVA AMBIENTAL NA PRÁTICA DE EDUCADORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores/as

  • Patrícia Mendes Calixto Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Carmem Lúcia Lascano Pinto Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2828

Palabras clave:

Educação ambiental, Educação a distância, Formação continuada.

Resumen

A abordagem da temática ambiental vem se tornando cada vez mais freqüente na prática educativa contemporânea. Neste artigo, busco compreender quais são os conceitos, os objetivos e as metodologias de educadoras da educação básica ao trabalharem com Educação Ambiental. Para tanto, analisei três projetos, dentre onze trabalhos de conclusão apresentados em um curso de extensão Educação a Distância de mídias na educação, oferecido pelo governo Federal e coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande. A aproximação com as educadoras se deu a partir da minha atuação como tutora. Através de minhas atividades, pude conhecer o trabalho que elas vêm aplicando em sua prática pedagógica. A partir da seleção daqueles trabalhos que apresentavam enfoque educativo ambiental, pude observar que a Educação Ambiental vem se constituindo em um paradigma dentro da escola de educação básica. Parte dos projetos apresentou como interesse central, a contribuição para a formação de um sujeito crítico, criativo e consciente sobre o meio em que está inserido.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patrícia Mendes Calixto, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Geógrafa, Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG , Doutoranda em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Rua Eng. Alfredo Huch –CEP:96201- 900 Rio Grande-RS

Carmem Lúcia Lascano Pinto, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Orientadora; Doutora em Educação; professora Titular Instituto Federal Sul-Riograndense. Campus Pelotas: Praça Vinte de Setembro, 455 – PelotasRS CEP:96015-360.

Publicado

2012-09-23

Cómo citar

Calixto, P. M., & Pinto, C. L. L. (2012). A PERSPECTIVA EDUCATIVA AMBIENTAL NA PRÁTICA DE EDUCADORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 22. https://doi.org/10.14295/remea.v22i0.2828