EDUCAÇÃO AMBIENTAL - EXPERIÊNCIAS DOS ZOOLÓGICOS BRASILEIROS

Autores/as

  • Grasiely de Oliveira Costa Universidade Estadual do Ceará, UECE, Fortaleza/CE

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v13i0.2724

Palabras clave:

Educação Ambiental, Zoológico, Fauna Silvestre, Conservação da Biodiversidade

Resumen

A visão sobre o meio ambiente vem mudando ao longo o tempo e, atualmente, muita atenção tem sido dada à questões como desmatamento, poluição e extinção de espécies vegetais e animais. Os zoológicos evoluíram juntamente com os princípios ambientais e hoje atuam em busca de técnicas eficazes para a preservação da fauna silvestre e, ao mesmo tempo, realizam trabalhos de Educação Ambiental que, nos dias atuais, está incluída entre os principais objetivos dessas instituições. Em diversas cidades, os zoológicos são uma das principais áreas de lazer e recreação, onde as escolas realizam aulas práticas e, nos finais de semana, reúnem inúmeras famílias que lá encontram um lugar tranqüilo para diversão. Nesse contexto, os trabalhos de Educação Ambiental implantados nos zoológicos dinamizam as programações e tornam as visitas mais atrativas. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi discutir a importância e relatar as experiências dos programas de Educação Ambiental de alguns zoológicos brasileiros. Observa-se a tendência de implantação de programas lúdicos, com grande participação popular e que extrapolam as dependências dos zoológicos, sendo, muitas vezes, levados às escolas e comunidades da região onde o zoológico está localizado.

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Biografía del autor/a

Grasiely de Oliveira Costa, Universidade Estadual do Ceará, UECE, Fortaleza/CE

Bióloga pela Universidade Estadual do Ceará

Publicado

2012-09-22

Cómo citar

Costa, G. de O. (2012). EDUCAÇÃO AMBIENTAL - EXPERIÊNCIAS DOS ZOOLÓGICOS BRASILEIROS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 13. https://doi.org/10.14295/remea.v13i0.2724