Comunidades tradicionais nas pesquisas em Educação Ambiental:
a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável nos discursos sobre o território
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v39i3.14882Palabras clave:
Estado da Arte; Projeto EArte; Discursos acadêmicos; Práticas sustentáveis; Território.Resumen
Os enunciados atribuídos à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável têm evocado disputas que perpassam os mais distintos sentidos, fato que reflete também nos movimentos enunciativos das pesquisas acadêmicas. O objetivo do artigo é analisar os sentidos de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável a partir dos enunciados das produções científicas, quando o contexto das comunidades tradicionais e dos territórios é mobilizado. O procedimento metodológico foi do tipo Estado da Arte de teses e dissertações publicadas em Educação Ambiental no Brasil. Foram analisados os enunciados de duas pesquisas, e como principal resultado observamos que, na primeira pesquisa, os enunciados sobre as práticas desenvolvidas pelas comunidades tradicionais se dão de maneira complementar ao território indicando uma proximidade com a perspectiva da sustentabilidade; enquanto que, no segundo trabalho, o Desenvolvimento Territorial Sustentável é uma premissa defendida que se aproxima da ideia do próprio desenvolvimento sustentável.
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