Educação Ambiental na Gestão Pública: O processo de construção da Política de Desenvolvimento Sustentável da Pesca no Estado do Rio Grande do Sul – Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.10905

Palabras clave:

Educação Ambiental, Gestão Pública, Pesca

Resumen

O presente trabalho é parte integrante de uma pesquisa de doutorado que busca analisar a Educação Ambiental presente no processo de construção da Política de Desenvolvimento Sustentável da Pesca no Estado do Rio Grande do Sul – Brasil. Partindo do conflito ambiental que opôs, de um lado, os barcos industriais de arrasto e, de outro, pequenos armadores de pesca de emalhe e pescadores artesanais da zona costeira, analisa, na perspectiva marxiana e freireana, a práxis educativa e o método presentes no processo de constituição do sujeito coletivo e na transformação do conflito em potencialidade de transformação da realidade por meio da Gestão Pública. Conclui a análise evidenciando a importância do método como visão de mundo que fundamenta a postura adotada pelo educador ambiental em processos tensionados no contexto de conflitos ambientais.

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Biografía del autor/a

Ederson Pinto da Silva, Universidade Federal do Rio Grande/Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental

Bolsista CAPES. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande. Mestre em Gerenciamento Costeiro pela mesma instituição (2017). Possui graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (2008) e Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Têm experiência nas áreas de Gestão Pública e Gestão Ambiental, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: Articulação Institucional, Gestão Ambiental, Pesca Artesanal, Gestão Pesqueira, Extensão Pesqueira, Gestão Pública, Políticas Públicas, Educação Ambiental e Licenciamento Ambiental.

Lucia de Fátima Socoowski de Anello, Universidade Federal do Rio Grande/Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental

Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal de Rio Grande. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física em pela Universidade de Caxias do Sul (1983), mestrado e doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, licenciamento, política pública, gestão ambiental e ambiente.

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Publicado

2020-04-17

Cómo citar

da Silva, E. P., & Anello, L. de F. S. de. (2020). Educação Ambiental na Gestão Pública: O processo de construção da Política de Desenvolvimento Sustentável da Pesca no Estado do Rio Grande do Sul – Brasil. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 37(1), 247–263. https://doi.org/10.14295/remea.v37i1.10905

Número

Sección

Seção Especial: XI EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (FIM)