Carta de Guiné-Bissau para Francisco
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v36i3.9773Keywords:
Educação Ambiental Popular, Guiné-Bissau, Francisco.Abstract
Este texto é resultado de uma recente vivência na mãe África, especificamente no Arquipélogo Bijagós, por ocasião da realização do V Congresso Internacional Lusófono de Educação Ambiental. As aprendizagens e experiências reforçam a potencialidade da Internacionalização pelo horizonte da Educação Ambiental Popular no reconhecimento de valores, no reforço da cultura e na busca de alternativas coletivas para enfrentamentos das múltiplas crises que assolam o planeta. A experiência ocorreu de 11 a 18 de abril e será apresentada em forma de carta, mantendo a tradição freiriana. Esta carta é um relato de experiência endereçada a Francisco Lemos Pereira, meu filho de 7 anos, com o objetivo de que um dia possa ao ler, sentir um pouco do muito que vivi. A decorrência atual da recém vivenciada experiência é pensarmos formas de parcerias Sul-Sul não mais a partir da ideia de que iremos lá para ensinar, mas ao contrário, a partir da possibilidade de compartilhamentos e conexões de saberes tão necessários para convivermos melhor numa perspectiva da não disputa, mas do acolhimento. Dessa forma, destaco alguns valores fundamentais aprendidos na viagem: cultura da paz como modo de ser; sentimento coletivo precede o sentimento de particularidade; os valores ancestrais e a escuta dos mais velhos orientam o agir na comunidade. No entanto, há um sonho muito latente além da luta por sobrevivência diária: o sonho de poder estudar. O sonho do direito à educação. E o sonho pela qualidade de vida digna e do cuidado ambiental, preservando as belezas e riquezas do arquipélago Bijagós de interesses que seguem a racionalidade estratégica voltada ao lucro e ao poder.Downloads
References
FREIRE, Paulo. F934c. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em Processo. 2ª ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 48. reimp. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2005.
GADOTTI, M. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009.
PARANHOS, M.O. L. Educação Ambiental Popular: Permacultura Na E. E. E. F. Paul Harris – Porto Alegre, Rs. Porto Alegre. Revista da Graduação 2013.
REBEA. CARTA DA REBEA AOS MINISTROS DA EDUCAÇÃO E DO MEIO AMBIENTE. DISPONÍVEL EM: <http://rebea.org.br/index.php/noticias/88-noticias/155-carta-da-rebea-aos-ministros-da-educacao-e-do-meio-ambiente
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em:<http://www.onu.org.br/img/2014/09/DUDH.pdf >. Acesso em: 01 jun. 2018.
PEREIRA, V. A; CLARO, L.C (Org.) ; MIRANDA, S. A. (Org.) . Horizontes da Educação Popular na perspectiva da Paulo Freire.1. ed. Passo Fundo: Méritos, 2018. v. 1.
PEREIRA, V. A. Ecologia Cosmocena: a redefinição do espaço humano no cosmos. 1. ed. Juiz de Fora: Garcia Edizioni, 2016.
PEREIRA, V. A; DIAS, J. R. L. ; TELMO . Educação Popular e a Pedagogia da Contramarcha: uma homenagem a Gomercindo Ghiggi. 1. ed. Passo Fundo: Méritos, 2013. v. 1.