Natureza, sociedade e educação para Éliseé Reclus: Conflito, desigualdade e a necessidade da revolução como contribuição à Educação Ambiental<br>Nature, society and education for Éliseé Reclus: Conflict, inequality and the necessity of the revolution as a contribution to Environmental Education<br>Naturaleza, sociedad y educación para Éliseé Reclus: Conflicto, desigualdad y la necesidad de la revolución como contribución a la Educación Ambiental

Authors

  • Horacio Rodrigo Souza Rodrigues
  • Leonardo Leite da Cunha
  • Carlos Roberto da Silva Machado

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8883

Keywords:

Educação Ambiental. Éliseé Reclus. Anarquismo

Abstract

Na busca do entendimento e superação da crise socioambiental, nos deparamos com a necessidade de uma Educação Ambiental que seja produzida a partir daquelas e daqueles que sofrem as injustiças da forma como a nossa sociedade se relaciona com a natureza. Buscamos no pensamento anarquista contribuições que nos ajudem nisso. Iniciando pelo francês, anarquista e geógrafo Éliseé Reclus. De seu pensamento podemos ressaltar que nossa relação com o meio é naturalmente conflitiva, porém só é degradante para ambos por conta da desigualdade social. A luta por uma outra sociedade, assim como a proposta de uma outra educação se mostram basilares no pensamento do autor. In search of understanding and overcoming the socioambiental crisis, we face ourselves with the necessity of an Environmental Education, produced steeming from those who suffer injustices in the way our society relates itself with nature. We search in the anarchist thinking contributions that help us in this. We start by the french, anarchist and geographer, Éliseé Reclus. From his thoughts we can highlight that our relationship with the environment is naturally conflictive, although only degrating for both sides because of social inequality. The struggle for another society, as well as a proposal of another education, present themselves as base in the thoughts of the autor. En la búsqueda del entendimiento y superación de la crisis socio-ambiental, nos encontramos con la necesidad de una Educación Ambiental que se produzca a partir de aquellas y de aquellos que sufren las injusticias de la forma en que nuestra sociedad se relaciona con la naturaleza. Buscamos en el pensamiento anarquista contribuciones que nos ayuden en ello. Iniciando por el francés, anarquista y geógrafo Eliseé Reclus. De su pensamiento podemos resaltar que nuestra relación con el medio es naturalmente conflictiva, pero sólo es degradante para ambos por la desigualdad social. La lucha por otra sociedad, así como la propuesta de otra educación, se muestran basilares en el pensamiento del autor.

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Author Biographies

Horacio Rodrigo Souza Rodrigues

Oceanólogo (FURG). Mestrando em Educação Ambiental - PPGEA. Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Bolsista CAPES-DS.

Leonardo Leite da Cunha

Professor de História, Mestrando em Educação Ambiental – PPGEA. Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Bolsista Capes-DS.

Carlos Roberto da Silva Machado

Doutor em Educação - UFRGS; Professor do Instituto de Educação - IE; Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

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Published

2019-04-17

How to Cite

Rodrigues, H. R. S., Cunha, L. L. da, & Machado, C. R. da S. (2019). Natureza, sociedade e educação para Éliseé Reclus: Conflito, desigualdade e a necessidade da revolução como contribuição à Educação Ambiental<br>Nature, society and education for Éliseé Reclus: Conflict, inequality and the necessity of the revolution as a contribution to Environmental Education<br>Naturaleza, sociedad y educación para Éliseé Reclus: Conflicto, desigualdad y la necesidad de la revolución como contribución a la Educación Ambiental. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, (2), 103–117. https://doi.org/10.14295/remea.v0i2.8883