As contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuva<br>Las contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluvia<br>The contributions of Environmental Education in initiatives for the use of rainwater
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v35i2.7720Keywords:
Aproveitamento da água de chuva, Educação Ambiental, Experiências de Incentivo,Abstract
A presente pesquisa tem por objetivo verificar as contribuições da Educação Ambiental em iniciativas de aproveitamento de água da chuva. Neste sentido, observou-se que as experiências de incentivo que utilizaram o aporte da Educação Ambiental buscaram contribuir, principalmente, para construções de conhecimentos voltados ao manejo correto da água captada, a fim de proporcionar o acesso à água de qualidade aos beneficiados e gerar condições de sustentabilidade para as experiências. A incorporação de ações de Educação Ambiental é um importante método de sensibilização e mudanças de percepção e de atitudes, ligadas ao aproveitamento da água de chuva, tem potencial de gerar condições de sustentabilidade para experiências de incentivo e mudar a realidade vivencial daqueles que estão em situação de vulnerabilidade hídrica. La presente investigación tiene por objetivo verificar las contribuciones de la Educación Ambiental en iniciativas de aprovechamiento de agua de lluvia. En este sentido, se observó que las experiencias de incentivo que utilizaron el aporte de la Educación Ambiental buscaron contribuir, principalmente, a construcciones de conocimientos dirigidos al manejo correcto del agua captada, a fin de proporcionar el acceso al agua de calidad a los beneficiados y generar condiciones de sostenibilidad para las experiencias. La incorporación de acciones de Educación Ambiental es un importante método de sensibilización y cambios de percepción y de actitudes ligadas al aprovechamiento del agua de lluvia, tiene potencial de generar condiciones de sustentabilidad para experiencias de incentivo y cambiar la realidad vivencial de aquellos que están en situación de vulnerabilidad hídrica. The present research has the objective of verifying the contributions of the Environmental Education in initiatives for the use of rainwater. It was observed that the experiments used contributed mainly to knowledge of the correct management of captured water, in order to provide access to water quality to the beneficiaries and generate conditions of sustainability for the experiences. The incorporation of Environmental Education actions is an important method of sensitizing and changing perceptions and attitudes, linked to the use of rainwater, has the potential to generate sustainability conditions for incentive experiences and to change the experiential reality of those who are in a situation of water vulnerability.Downloads
References
ANDRADE NETO, Cícero Onofre. APROVEITAMENTO IMEDIATO DA ÁGUA DE CHUVA. (2013). In: Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais (GESTA). v.1, n.1, p-073-086, 2013.
BELÉM, Secretaria de Estado de Meio Ambiente -SEMA. Gestão das águas: por um futuro sustentável. Belém:SEMA, 2014, p.7.
BAUMAN, Z. Em busca da política. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei Federal nº 9.775, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, 1999.
CAMPOS, Mônica Maria; AZEVEDO, Flávio Rocha. APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS PARA CONSUMO HUMANO DIRETO. In: Jornal Eletrônico das Faculdades Integradas Vianna Júnior. Edição I, p. 23-42, Mai. 2013.
ESMERALDO, Tereza Cristina (coord.). Programa Nacional de uso sustentável da água. 2010.
FENDRICH, Roberto. APLICABILIDADE DO ARMAZENAMENTO UTILIZAÇÃO E INFILTRAÇÃO DAS ÁGUAS PLUVIAIS NA DRENAGEM URBANA. 499 f. 2002. Tese (Doutorado em Geologia) Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2002.
GUIMARÃES, Bruno Vinícius Castro; SOUZA, Elias Brasilino de; ABREU, Ana Maria Alves; DONATO, Sérgio Luiz Rodrigues; ASPIAZU, Ignacio. CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA PARA FINS NÃO POTÁVEIS E POTÁVEIS. In: Revista Enciclopédia Biosfera. v.11, n.21, p. 2926-2939, Jun. 2015.
GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental Crítica. In: Identidade da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental; Philippe Pomier Layrargues (coord), 2004. p.25-34.
HAGEMANN, Sabrina Elicker; GASTALDINI, Maria do Carmo Cauduro. Variação da qualidade da água de chuva com a precipitação: aplicação à cidade de Santa Maria – RS. In: Revista Brasileira de Recursos Hídricos. v. 21, n.3, p. 225-236, jul/set. 2016.
HANSEN, S. Aproveitamento da Água da Chuva em Florianópolis. f. 1996. Trabalho de Conclusão do Curso (Engenharia Sanitária e Ambiental) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1996.
HEIJNEN, Han. A Captação de Água da Chuva: Aspectos de Qualidade da Água, Saúde e Higiene. In: 8º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água da Chuva. 2012, Campina Grande-PB.
GOMES, Uende Aparecida Figueiredo; DOMÈNECH, Laia; PENA, João Luiz; Heller, Léo; PALMIER, Luiz Rafael. A Captação de Água de Chuva no Brasil: Novos Aportes a Partir de um Olhar Internacional. In: Revista Brasileira de Recursos Hídricos v. 19, n.1, p.7-16, Jan/Mar. 2014.
JACOBI. Pedro. EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p.189-205, 2003.
JAQUES, Reginaldo Campolino. QUALIDADE DA ÁGUA DE CHUVA NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS E SUA POTENCIALIDADE PARA APROVEITAMENTO EM EDIFICAÇÕES. 102 f. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
KOBIYAMA, Masato; CHECCHIA, Tatiane; SILVA, Roberto Valmir da. CAPTAÇÃO E USA DA ÁGUA DA CHUVA. In: TECNOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA APROVEITAMENTO DE ÁGUAS. 2004.p. 33-66.
LAGE, Epaminondas de Souza. APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL EM CONCESSIONÁRIAS DE VEÍCULOS NA CIDADE DE BELO HORIZONTE: Potencial de economia de água potável e estudo de viabilidade econômica. 181 f. 2010. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. AS MACROTENDÊNCIAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS DAEDUCAÇÃO AMBIENTAL BRASILEIRA. Revista Ambiente & Sociedade. v. 17, n. 1, p. 23-40, São Paulo, 2014.
LOUREIRO, Frederico; AZAZIEL, Marcus; FRANCA, Nahyda. Educação ambiental e gestão participativa em unidades de conservação. p. 5-40,Rio de Janeiro: Ibase:Ibama, 2003.
LOUREIRO, Frederico. Cidadania e meio ambiente. In: Série Construindo os Recursos do Amanhã, v.1. Centro de Recursos Ambientais – CRA, 2003.168p.
MAY, Simone. ESTUDO DA VIABILIDADE DO APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA PARA CONSUMO NÃO POTÁVEL EM EDIFICAÇÕES. 189 f. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
NASCIMENTO, Thays Valente do; FERNANDES, Lindemberg Lima, YOSHINO, Gabriel Hiromite. POTENCIAL DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – BELÉM/PA. in: Revista Monografias Ambientais – REMOA. v. 15, n.1, p.105-116, 2016.
REIGOTA, Marcos. Meio ambiente e representação social. ed.8, v. 12. São Paulo, Cortez, 2010. p.11.
SILVA, Mônica Maria Pereira da; OLIVEIRA, Laryssa Abílio de; DINIZ, Célia Regina; CEBALLOS, Beatriz Susana Ovruski. Educação Ambiental para o uso sustentável de água de cisternas em comunidades rurais da Paraíba. In: REVISTA DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS DA TERRA. v. Supl., n. 1, p. 122-136, 2006.
TOMAZ, Plínio. Conceito de aproveitamento de água de chuva; Qualidade da água da chuva. In: Aproveitamento de água de chuva em áreas urbanas para fins não potáveis. [s.l.]: Ed. do Autor, 2010. v.1. p- 1-21; 2-34.
TUGOZ, Jamila el; BERTOLINI, Geysler Rogis Flor; BRANDALISE, Loreni Teresinha. CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTO DA ÁGUA DAS CHUVAS: O CAMINHO PARA UMA ESCOLA SUSTENTÁVEL. in: IV Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade. 2015, São Paulo. Disponível em: <http://www.singep.org.br/4singep/resultado/303.pdf> Acesso em: 28 dez. 2016.