A vida ensina: o “saber de experiência feito” em Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.6896Keywords:
“Saber de experiência feito”, Ciência, Paulo FreireAbstract
Este artigo revisita o tema do “saber de experiência feito” a partir do debate teórico entre ciência e senso comum. Assume o pressuposto de que o conhecimento científico é tributário do saber popular e que, por isso, na formação escolar construímos superações, não rupturas com esse saber originário de nossa experiência social. A perspectiva freireana é posta em diálogo com uma sociologia da vida cotidiana, nos termos de Martins. Os argumentos apresentados estão situados em uma investigação sociológica e pedagógica “artesanal”, na qual o cotidiano é tomado como referência para o entendimento dos processos educativos que (per)passam os espaços formais de ensino. Assim, valorizar e “partir” do conhecimento da experiência não significa “ficar” nele, uma vez que dicotomizar teoria e prática apenas reforça estereótipos e preconceitos.Downloads
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