A concepção ambiental dos docentes de um curso técnico de um instituto federal de educação no RS<br>The environmental design of teachers of a technical course of a federal institute of education in RS
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i3.5764Keywords:
Educação ambiental, Concepções, Práticas docentesAbstract
O presente estudo objetivou investigar as concepções de meio ambiente e educação ambiental de docentes de um curso técnico de um Instituto Federal de Educação no estado do Rio Grande do Sul, bem como os processos de formação continuada e inserção das temáticas ambientais em suas práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas que foram transcritas e analisadas utilizando a “Análise de Conteúdo”. Os resultados evidenciaram que as concepções de educação ambiental e meio ambiente para os colaboradores encontram-se divididas. Parte dos entrevistados privilegia uma visão naturalista, enquanto outra reconhece os aspectos socioculturais relacionados a estes temas. Em suas falas os docentes apontaram para uma possível ausência de um processo de formação continuada nas temáticas da investigação na instituição observada.Downloads
References
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BEZERRA, Tatiana Marcela de Oliveira; GONÇALVES, Andréia Aparecida Cajueiro. Concepções de meio ambiente e educação ambiental por professores da Escola Agrotécnica Federal de Vitória de Santo Antão-PE. Biotemas, v. 20, n. 3, p. 115-125, Setembro 2007. ISSN 0103-1643.
BRASIL. Lei No 9.795, de 27 de Abril de 1999 - Política Nacional de Educação Ambiental. Presidência da República - Casa Civil, 1999. Disponivel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em: 24 Julho 2014.
______. Decreto 4281, de 25 de junho de 2002. Presidência da República - Casa Civil, 2002. Disponivel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/D4281.htm>. Acesso em: 05 out. 2014.
______. Decreto nº 4.560, de 30 de dezembro de 2002. Presidência da República - Casa Civil, 2002. Disponivel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/D4560.htm>. Acesso em: 11 ago. 2014.
______. Programa nacional de educação ambiental - ProNEA. 3ª. ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005.
______. Diretório de Documentos sobre a Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Ministério do Meio Ambiente, 2006. Disponivel em: <http://www.mma.gov.br/port/sdi/ea/deds>. Acesso em: 23 Julho 2014.
______. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. lei 9.394/96, 1996. Disponivel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 23 Julho 2014.
______. Projeto pedagógico: curso técnico em agropecuária modalidade integrado ao ensino médio. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, 2011. Disponivel em: <http://www.iffarroupilha.edu.br/site/midias/arquivos/20142517181642020130711244140ppc_curso_tecnico_em_agropecuaria_integrado_-_campus_alegrete.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2014.
______. Resolução CNE/CP 02/2012. Diário Oficial da União, Brasília, 18 Jun. 2012. p. 70, c. 1.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. A invenção do sujeito ecológico: sentidos e trajetórias em educação ambiental. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, p. 349. 2001.
______. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2ª. ed. São Paulo-SP: Cortez, 2006.
______; VIANNA, Lucila Pinsard. Formação do professor em educação ambiental: metodologias e projetos de trabalho. In: MARFAN, Marilda Almeida (org.). Congresso brasileiro de qualidade na educação: formação de professores: educação ambiental. Brasília: MEC, v. 3, 2002. p. 65-77.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9ª. ed. São Paulo-SP: Gaia, 2010. 551 p.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 1990.
______. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOMES, Ismael Dagostin. A Dimensão Ambiental na Educação: fundamentos para a sustentabilidade. VI SEPesq: Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação (Uniritter), Criciúma, 8 Novembro 2010. 7.
GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental Crítica. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier (coord.). Identidades da Educação Ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. p. 25-34.
HOEFFEL, João Luiz; FADINI, Almerinda. Percepção Ambiental. In: FERRARO JR, Luiz Antonio (org.). Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília-DF: MMA, Departamento de Educação Ambiental, v. 2, 2007. p. 253-262.
JACOBINI, Maria Letícia de Paiva. Metodologia do trabalho acadêmico. 4ª. ed. Campinas-SP: Alínea, 2011.
JÚNIOR, Alfredo Morel dos Reis. A formação do professor e a educação ambiental. 2003. 194 p. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
KIST, Anna Christine Ferreira. Concepções e práticas de educação ambiental: uma análise a partir das matrizes teóricas e epistemológicas presentes em escolas estaduais de ensino fundamental de Santa Maria-RS. 2010. 136 p. Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.
LIMA, Josciene de Jesus. Temática ambiental no ensino médio: o caso do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, Jequié/Bahia. 2008. 170 p. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro. 2008.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação ambiental transformadora. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier (org.). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. p. 65-84.
MARCATTO, Celso. Educação Ambiental: conceitos e princípios. 1ª. ed. Belo Horizonte: FEAM, 2002. 64 p.
MEDINA, Naná Mininni. A formação dos professores em educação ambiental. In: VIANNA, Lucila Pinsard (coord.). Panorama da educação ambiental no ensino fundamental. Brasília: MEC; SEF, 2001. p. 17-24.
MENDES, Fabrício Lemos de Siqueira; KATO, Ricardo Bentes. Percepção ambiental entre docentes de escolas públicas de ensino fundamental do município de Salinópolis/PA. Revista Artifícios, Belém-PA, v. 2, n. 4, dez 2012. ISSN 2179 6505.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
OLIVEIRA, André Luis de; OBARA, Ana Tiyomi; RODRIGUES, Maria Aparecida. Educação Ambiental: concepções e práticas de professores de ciências do ensino fundamental. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 6, p. 471-495, 2007.
PELICIONI, Maria Cecília Focesi; PHILIPPI JÚNIOR, Arlindo., A. Bases políticas, conceituais, filosóficas e ideológicas da educação ambiental. In: PELICIONI, Maria Cecília Focesi; PHILIPPI JÚNIOR, Arlindo. Educação Ambiental e Sustentabilidade. Barueri, SP: Manole, 2005. p.3-12.
PERNAMBUCO, Marta Maria; SILVA, Antonio Fernando da. Paulo Freire: a educação e a transformação do mundo. In: CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; GRÜN, Mauro; TRAJBER, Rachel (orgs.). Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental. Brasília: UNESCO, 2006. p. 207-220.
PERRENOUD, Philippe. Pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de Professores: saberes da docência e identidade do professor. NUANCES, São Paulo, v. 3, p. 5-14, Set. 1997.
REIGOTA, Marcos. Ecologia, elites e intelligentsia na América Latina: um estudo de suas representações sociais. São Paulo: Annablume, 1999.
______. O que é educação ambiental. 2ª. ed. São Paulo: Brasiliense, 2009.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.