Possibilidades de construção de uma consciência cidadã a partir de novas práticas educativas e ambientais<br>Possibilities of building a civic consciousness from new educational and environmental practices

Autores/as

  • Leila da Silva Universidade Estácio de Sá
  • Maylta Brandão dos Anjos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5655

Palabras clave:

Cidadania. Ecologia. Reciclagem de lixo.

Resumen

A formação de uma consciência cidadã como um dos objetivos da educação desses novos tempos foi o fator que motivou a presente pesquisa que tem como eixo de suas análises a Educação Ambiental. A partir de uma experiência de participação coletiva elaboramos um projeto com os alunos de uma escola da rede estadual, localizada no município de Campos dos Goytacazes/RJ. O estudo apontou ser possível construir cidadania pelo envolvimento e compromisso com as questões locais. O trabalho de construção do projeto foi relatado como etapa primordial desse esforço de realização de ações pedagógicas diferenciadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leila da Silva, Universidade Estácio de Sá

Possui Graduação em Administração - Gay Lussac Instituto de Ensino Superior. Graduação em Graduação de Professores da Parte de Formação Especial pela Faculdade Niteroiense de Formação de Professores (1982)-Contabilidade, Estrutura e Análise de Balanço e Técnicas Comerciais, e mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente pelo Centro Universitário Plínio Leite (2005), MBA em Gestão Acadêmica Universitária. Atualmente é Coordenadora Geral do Ensino Superior da Faberj, Professora das disciplinas de Empreendedorismo, Estratégia Competitiva e gestão de pessoas pela FAMESC. Atuou como Diretora Administrativa do HGG. Atuou como Diretora de Extensão, Coordenadora da Graduação em Administração e Gerente de Pós-Graduação Na Universidade Salgado de Oliveira. Atuou como Coordenadora do Curso de Administração da Famesc( 2012- 2014). Professora de cursos de Pós-Graduação em Docência Superior na Redentor. Atuou como Superintendente do SENAC/ARRJ(1991-2002). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, mercado de trabalho, cidadania, diferencial e gestão, planejamento estratégico. Atuando desde 11/08/2015 como professora da Universidade Estácio de Sá e desde 12/08/2015 como Coordenadora do Curso de Administração . Cursando Teologia na modalidade EaD.

Maylta Brandão dos Anjos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Doutora e Mestre em Ciências Sociais pelo CPDA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Diretora de Ensino do Campus Mesquita do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. É editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente. Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, sociedade, desenvolvimento sustentável e formação de professores. Desenvolve trabalhos de pesquisa junto aos professores da Educação Básica e Superior, com ênfase no Ensino de Ciências, memórias e escolas com apoio da FAPERJ, CAPES, IFRJ e CNPq.

Citas

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho. São Paulo: Papirus, 2000.

ARENDT, Hannah. La crise de la culture. Paris: Gallimard, 1989.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries). Brasília: MEC/SEF, 1998.

CALDERONI, Sabetai. Os bilhões perdidos no lixo. 3. ed. São Paulo: Humanitas, 1999.

CÔRTES, Celina. Revista ISTOÉ, n. 1629, 20 dez. 2000.

COVRE, Maria Lúcia M. O que é cidadania. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1999.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1994.

GONÇALVES, Pólita. A Reciclagem Integradora dos Aspectos Ambientais, Sociais e Econômicos. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

IANNI, Octávio. Metáforas da Globalização. São Paulo: Cortes, 2000.

MINC, Carlos. Ecologia e Cidadania. São Paulo: Editora Moderna / IBASE, 2000.

MOL, Gerson de Souza. (Coord). Química e Sociedade, projeto PEQUIS. São Paulo: Editors Nova Geração, 2003.

OLIVA, Jaime. Textos da saúde Educação Ambiental para o Salto para o Futuro. Brasília: SEF/SEED/MEC, 2000.

RODRIGUES, Luiz Francisco; CANIVATO, Vilma Maria. Lixo: de onde vem? Para onde vai? São Paulo: Moderna, 1997.

Publicado

2016-10-14

Cómo citar

da Silva, L., & dos Anjos, M. B. (2016). Possibilidades de construção de uma consciência cidadã a partir de novas práticas educativas e ambientais<br>Possibilities of building a civic consciousness from new educational and environmental practices. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 33(2), 177–192. https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5655

Número

Sección

Artigos