A necessidade da transdiciplinaridade para promover a Educação Ambiental<br>The Transdisciplinarity Need to Promote Environmental Education
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v33i2.5647Keywords:
Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Professor de ciênciasAbstract
No Brasil, de acordo com as DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais), a Educação Ambiental (E.A.) deve ser abordada como um tema transversal em todas as disciplinas ministradas e, apesar da polêmica em torno da definição de transdisciplinaridade e quais as ações que a efetive como processo pedagógico, a complexidade que envolve os temas relacionados à E.A. exige o desenvolvimento de uma visão holística sobre as interações Meio Ambiente - Sociedade. A questão que discutimos aqui é como o professor deve proceder em sala de aula para abordar temas relacionados com a E.A. e se ele está sendo adequadamente preparado para isso. No entanto, resultados preliminares com acadêmicos do último ano do curso Graduação em Ciências – Licenciatura Plena, mostraram uma concepção denominada como reducionismo ecologista em questões que abordam a E.A. Este trabalho aponta que conceitos de Física e Química são tão relevantes quanto os conceitos de Biologia, além dos conceitos de Política, Economia e Sociologia para o desenvolvimento de um raciocínio transdicisplinar, necessário para promover a E.A. numa abordagem da aprendizagem significativa.Downloads
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