A formação de educadores ambientais e o papel do sistema educativo para a construção de sociedades sustentáveis
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5543Keywords:
Educação Ambiental, currículo, formação de professoresAbstract
O campo educativo-ambiental se constitui em um espaço desafiador, complexo e denso em suas perspectivas teóricas e linhas de ação pautadas pelo ideário de construção de sociedades sustentáveis. No conjunto das pesquisas e reflexões sobre a educação ambiental, este artigo se insere no âmbito dos estudos que tomam a análise do sistema de ensino como viés de análise e interlocução. Mais especificamente, se trata de discutir duas questões específicas, nomeadamente: a formação dos professores; o papel das escolas em relação ao processo educativo ambiental e; os modelos de inserção curricular da temática ambiental. Para isto, foi realizado um estudo teórico das principais referências relacionadas ao tema em contraste com a realidade do sistema de ensino brasileiro. Em suas conclusões, o texto chama atenção para a crescente complexificação da temática ambiental e as potencialidades do sistema educativo para dar respostas à crise socioambiental enfrentada pela humanidade.Downloads
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Published
2015-12-09
How to Cite
Campos, M. A. T. (2015). A formação de educadores ambientais e o papel do sistema educativo para a construção de sociedades sustentáveis. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(2), 266–282. https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5543
Issue
Section
Seção Especial: XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA (FINALIZADO)