A interpretação e explicitação de conflitos do ensino e da política de sustentabilidade na universidade
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5539Keywords:
ambiental, investigação, universidade, ciências sociais, conflitos.Abstract
Este artigo apresenta algumas percepções a partir de uma investigação e reflexões teóricas acerca da maneira como as questões ambientais são inseridas nas grades curriculares dos cursos de graduação da UNISINOS. A instituição busca tornar o contexto universitário um espaço de educação ambiental, seja pelas discussões propostas de problematizar abordagens sobre temas de sustentabilidade ou pelas iniciativas de cuidado com o meio ambiente incorporadas no cotidiano do campus. A pesquisa sobre a inserção de temas ambientais compreende diferentes olhares e consiste em um levantamento de dados sobre a universidade por meio do estudo de ementas das atividades acadêmicas dos cursos pesquisados, bem como de entrevistas semiestruturadas realizadas com coordenadores de cursos de graduação. Os resultados demonstram a relevância histórica da política ambiental e que os temas são discutidos nos cursos em disciplinas obrigatórias e optativas. Ademais, o grupo docente reconhece a importância de trabalhar as temáticas, visto que se preocupa com a formação crítica do sujeito que, inserido no mercado de trabalho, terá que dar conta da complexidade da crise ambiental.Downloads
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Published
2015-12-09
How to Cite
Ruscheinsky, A., Pelicciolli, P. D., Andrade, D. dos S. de, & Rosa, G. C. da. (2015). A interpretação e explicitação de conflitos do ensino e da política de sustentabilidade na universidade. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 32(2), 206–225. https://doi.org/10.14295/remea.v32i2.5539
Issue
Section
Seção Especial: XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental - EPEA (FINALIZADO)