Quando a poesia de Manoel de Barros e o cotidiano escolar se encontram: memórias inventadas de uma pesquisadora brincante

Authors

  • Aline Gevaerd Krelling Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4597

Keywords:

Memórias. Cotidiano escolar. Poesia. Infância

Abstract

No presente texto busco narrar ao leitor as memórias que me surgem quando penso em minha pesquisa de Mestrado. Esta pesquisa buscou entrelaçar literatura, educação ambiental e infância. Para isso, criei oficinas pedagógicas com/sobre a poesia de Manoel de Barros que foram desenvolvidas com alunos e alunas de séries iniciais. O encontro com o poeta permitiu-me vislumbrar uma outra forma de pensar a educação ambiental, menos prescritiva e mais aberta às diferentes relações que construímos com a natureza, com o outro, com o mundo. Neste texto, abordarei mais profundamente os modos de construção da pesquisa, os referenciais teóricos que me (des)orientam e a noção de oficinas como dispositivo artístico. Assim, invento nestas linhas os modos como venho (des)construindo-me enquanto uma pesquisadora brincante em educação ambiental.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Aline Gevaerd Krelling, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Bióloga (bacharel e licenciada) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC. Integrante do Grupo Tecendo – Educação Ambiental e Estudos Culturais (UFSC).

Published

2014-08-27

How to Cite

Krelling, A. G. (2014). Quando a poesia de Manoel de Barros e o cotidiano escolar se encontram: memórias inventadas de uma pesquisadora brincante. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 31(2), 51–67. https://doi.org/10.14295/remea.v31i2.4597