As ferramentas de geoprocessamentos como recurso didático e suas possíveis contribuições para a educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.4446Keywords:
Educação Ambiental, Geoprocessamento, recursos didáticos.Abstract
Atualmente vivenciamos um período de crise ambiental. Devido ao desenvolvimento tecnológico, principalmente a partir da Revolução Industrial, notaram-se consequências que vieram a afetar diretamente o meio ambiente em escalas globais, tais qual a poluição geral, o desmatamento, a alteração de habitats e ecossistemas como um todo, a perda de biodiversidade, dentre outros fatores nocivos ao planeta. Em questão, estudiosos sugerem atitudes de controle urgente, principalmente através da conscientização sobre um desenvolvimento sustentável, ao passo que, a sala de aula apresenta-se como um nicho à introdução de novas ideias e propostas. Concluímos então, que a utilização de ferramentas como as tecnologias de Geoprocessamento são artifícios para o monitoramento, controle e incentivo a novas atitudes perante a necessidade de uma nova consciência e uso saudável do planeta em que vivemos, e desta forma apresentamos argumentos para a introdução destas ferramentas como recurso didático na Educação Ambiental.Downloads
References
ADAMS, Berenice Gehlen. A importância da Lei 9.795/99 e das diretrizes curriculares nacionais da Educação Ambiental para docentes. Monografias Ambientais - REMOA/UFSM, v(10), nº 10, p. 2148 – 2157, out/dez 2012.
AMARAL, Anelize Queiroz; CARNIATTO, Irene. Concepções sobre projetos de educação ambiental na formação continuada de professores. Rev. Electrónica Investig. Educ. Cienc. [online]. vol.6, n.1, p. 113-123 - 2011.
ANDRADE, Daniel Fonseca de; LUCA, Andréa Quirino de; SORRENTINO, Marcos. O Dialogo em processos de políticas publicas de Educação Ambiental no Brasil. Rev. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 119, p. 613-630 - abr/jun, 2012.
ARAÚJO, Joana; MAGALHÃES, Susana. A educação do olhar: uma resposta à crise ambiental. Rev. Bioethikos. vol.4 , n.6 , p. 303-309 - 2010.
BARROS, Zacarias X.; TORNERO, Marisa T.; STIPP, Nilza A. F. ; CARDOSO, Lincoln G.; POLLO, Ronaldo A. Estudo da adequação do uso do solo, no município de Maringá - PR, utilizando-se de Geoprocessamento. Rev. Eng. Agríc., Jaboticabal, v.24, n.2, p.436-444, maio/ago. 2004.
CARELLI, Liamara; LOPES, Priscila Paixão. Caracterização Fisiográfica da Bacia Olhos D’água em Feira de Santana/BA: Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental. BGG - B.goiano.geogr. Goiânia, v. 31, n. 2, p. 43-54, jul./dez. 2011.
CARVALHO, Daniel F. de; SILVA, Wilson A. da; CEDDIA, Marcos B.; TANAJURA, Elmo L. X.; VILLELA, André L. O. Estimativa do custo de implantação da agricultura irrigada, utilizando o sistema de informação geográfica. Rev. Eng. Agríc., Jaboticabal, v.25, n.2, p.395-408, maio/ago., 2005.
COSTA, César Augusto Soares. Bioética: Aportes para uma ética ambiental libertadora. VI Encontro “Pesquisa em Educação Ambiental”. A Pesquisa em Educação Ambiental e a Pós-Graduação no Brasil. Ribeirão Preto, setembro - 2011.
COUTO, Leandro C. O. Geoprocessamento: Conceito e prática. Portal Crea de Publicações, 2011. Disponível em: < http://www.crea-mg.org.br/03_Gab_GCM_publicaes/Geoprocessamento.pdf>, Acessado em: 24/07/2013.
DELGADO, Rafael Coll; SEDIYAMA, Gilberto Chohaku; LIMA, Evaldo de Paiva; ANDRADE, Ricardo Guimarães; SOUZA, Leonardo Paula de; PEREIRA, Felipe Alvim. Classificação espectral de áreas plantadas com as culturas do milho e feijão por meio da árvore de decisão. Anais XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 13 a 18 de abril de 2013.
DOMINGUES, Soraya Corrêa; KUNZ, Elenor; ARAÚJO, Lísia Costa Gonçalves. Educação Ambiental e Educação Física: Possibilidades Para A Formação De Professores. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 559-571 - 2011.
ERSI. Geographic Information Systems and Environmental Health: Incorporating Esri Technology and Services. Ersi White Piper, Abril, 2011. Disponível em: <https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CDIQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.esri.com%2Flibrary%2Fwhitepapers%2Fpdfs%2Fgis_and_env_health.pdf&ei=XxH4UYq-FIKQ9QSUhYGYBw&usg=AFQjCNEPFPyt2Mxga-OV6aOwkNJ4vIt8IQ&bvm=bv.49967636,d.eWU> Acessado em: <27/07/2013>
ERSI. Figura 02 - Imagem do software ArcGIS 10.2. Ersi White Piper. Disponível em: <http://www.esri.com/software/arcgis/whats-coming/~/media/Images/Content/Software/arcgis/whats-coming/features-real-time-gis.jpg> Acessado em: 29/07/2013.
ARANTES, Thiago Gervasio Figueira; FERREIRA, William Rodrigues. O geoprocessamento na elaboração de mapas temáticos do transporte de cargas: Mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba/MG. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 15, n.2,maio./ago. 2011.
FIGUEIREDO, Divino. Conceitos Básicos de Sensoriamento remoto. 2005. Disponível em: <http://www.conab.gov.br/conabweb/download/SIGABRASIL/manuais/conceitos_sm.pdf>, Acessado em: 26/07/2013.
GLOBO.COM. Figura 01 - Foz do rio Amazonas vista em imagem de satélite por Sensoriamento Remoto. Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/foto/0,,15002929,00.jpg> Acessado em: 28/07/2013.
GRIEBELER, Nori P., PRUSKI, Fernando F.; TEIXEIRA, Alessandro F; OLIVEIRA, Luiz F. C. de. Software para o planejamento e a racionalização do uso de Sistemas de Terraceamento Em Nível. Rev. Eng. Agríc., Jaboticabal, v.25, n.3, p.841-851, set./dez. 2005.
JACOBI, Paulo Roberto; GUERRA, Antonio Fernando S.; SULAIMAN, Samia Nasimento; NEPOMUCENO, Tiago. Mudanças climáticas globais: A resposta da educação. Revista Brasileira de Educação v. 16 n. 46 jan./abr. 2011.
MARINO JUNIOR, Edgard. O uso do Sensoriamento Remoto orbital na pesquisa socioeconômica. Rev. Científica Eletrônica De Agronomia, v.5, n.10, 9 p., dez, 2006.
MENDES, Regina; VAZ, Arnaldo. Educação Ambiental no ensino formal: Narrativas de professores sobre suas experiências e perspectivas. Educação em Revista, v.25, n.03, p.395-411, dez. 2009.
MENESES, Paulo Roberto; ALMEIDA, Tati de; ROSA, Antonio Nuno de Castro Santa; SANO, Edson Eyji; SOUZA, Edilson Bias de; BAPTISTA, Gustavo Macedo de Mello; BRITES, Ricardo Seixas; Introdução ao processamento de imagens de Sensoriamento Remoto. Unb - CNPQ, Brasilia, 2012. Disponível em: <http://cnpq.br/documents/10157/56b578c4-0fd5-4b9f-b82a-e9693e4f69d8> Acessado em: 27/07/2013.
MIURA, Adalberto K..; FORMAGGIO, Antonio R.; SHIMABUKURO, Yosio E.; ANJOS, Sérgio D. dos; ALFREDO, Luiz J. B. Avaliação de áreas potenciais ao cultivo de biomassa para produção de energia e uma contribuição de Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas. Rev. Eng. Agríc., Jaboticabal, v.31, n.3, p.607-620, maio/jun. 2011.
PELEGRINI, Djalma Ferreira; VLACH, Vânia Rúbia Farias. As múltiplas dimensões da educação ambiental: por uma ampliação da abordagem. Rev. Soc. & Nat., Uberlândia, v.23 n. 2, p.187-196 - mai/ago, 2011.
REIS, Heloiza Beatriz Cruz dos. Os impactos da globalização sobre o meio ambiente: uma introdução à análise da Comunicação Social. Rev. Contemporânea, v.1, n. 4, p. 169-180 - 2005.
REIS, Luiz C.; REIS, Teresinha S., ABI SAAB, Otávio J. G. Caracterização da estrutura fundiária do município de Bandeirantes - PR, utilizando Geoprocessamento. Rev. Eng. Agríc., Jaboticabal, v.28, n.2, p.345-354, abr./jun. 2008.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos; TALAMONI, Jandira Liria Biscalquini; RUIZ , Sonia Silveira; NEVES, Juliana Pereira; TEIXEIRA, Lucas André; CASSINI, Luciana Falcon; FESTOZO, Marina Battistetti; JANKE, Nadja,; MAIA, Jorge Sobral da Silva; SANTOS, Helena Maria da Silva; CRUZ, Lilian Giacomini; MUNHOZ, Regina Helena. A inserção da educação ambiental na educação básica: Que fontes de informação os professores utilizam para sua formação? Ciênc. Educ., Bauru, v. 19, n. 2, p. 359-377, 2013.