CONSUMO SUSTENTÁVEL: UMA AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COLÉGIO MILITAR DE SANTA MARIA
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v24i0.3903Keywords:
Consumo Sustentável, resíduos sólidos, lixo, Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável.Abstract
Este trabalho buscou contribuir para a qualidade das aulas de Educação Ambiental ministradas no Colégio Militar de Santa Maria (CMSM), localizado no município de Santa Maria cidade do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo principal foi analisar os padrões de consumo dos alunos da 9ª série do Ensino Fundamental e da 3ª série Ensino Médio, buscando atingir o consumo sustentável, com a diminuição da produção dos resíduos sólidos. Foi trabalhado o conceito de Desenvolvimento Sustentável atrelado ao consumo sustentável, à questão dos resíduos sólidos e ao lixo. Através do instrumento de pesquisa, um questionário contendo 10 questões abertas e fechadas, da leitura prévia dos assuntos norteadores desse trabalho e da tabulação dos dados, detectou-se o pouco conhecimento dos discentes à cerca dessas temáticas. A do lixo foi a melhor compreendida por eles, ao passo que foi menor ou nenhum o conhecimento sobre Desenvolvimento e Consumo Sustentável. O estudo demonstrou a necessidade de se trabalhar mais esses temas, visando amenizar esse grave problema ambiental, o consumo atualmente insustentável. E, também, por intermédio da Educação Ambiental, incentivar as boas práticas de consumo e desenvolvimento sustentável, visando à melhoria do meio ambiente.Downloads
References
BRASIL, MMA/ MEC/ IDEC Consumo Sustentável: Manual de educação. Brasília:
Consumers International, 2005. 160 p.
CARVALHO, I. C. de M. Educação ambiental e formação do sujeito ecológico. São Paulo:
Cortez, 2004.
JACOB, P. resenha do livro Sustentabilidade Ambiental, Consumo e Cidadania de Fátima
Portilho in Ambiente & Sociedade, Campinas, v.9, n. 1 jan./ jun.
<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414753X2006000100010&script=sci_arttext>
Acesso em: 20 de Janeiro de 2009.
JR. Phillipi, MAGLIO A., CARLOS I., Política e gestão ambiental: conceitos e instrumentos.
In: PHILIPPI JR, A.; PELICIONI, M.C.F. Educação Ambiental e sustentabilidade Barueri:
Manole, 2005. (Coleção Ambiental; 3).
LAYRARGUES, P. P. A resolução de problemas ambientais locais deve ser um tema gerador
ou a atividade-fim da educação ambiental? In: REIGOTA, M. (Org.). Verde cotidiano: o meio
ambiente em discussão. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
MERICO, L. F. K. Ministério do Meio Ambiente centra esforços no consumo sustentável In:
São Paulo: Akatu, 2008 Disponível em:
<http://www.akatu.org.br/central/noticias/2008/ministerio-do-meio-ambienta-centraesforcosno-
consumo-sustentavel > Acesso em: 23 de Janeiro de 2009.
PARDO DÍAZ, A. Educação ambiental como projeto. Porto Alegre: Artmed, 2002. trad.
Fátima Murad. 2.ed.
REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 1995.
_______ Desafios à educação ambiental escolar. In: JACOBI, P. et al. (orgs.). Educação,
meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA, 1998. p.43-50.