DESAFIOS AMBIENTAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v20i0.3853Keywords:
Educação Ambiental, Educação Infantil, Referenciais Curriculares, Material Didático do PROBIO.Abstract
Trabalhar a Educação Ambiental na Educação Infantil torna-se relevante quando esse trabalho é diferenciado em relação ao que se presencia nos currículos e nas práticas escolares das instituições, o qual se restringe a ser esporádico, superficial e equivocado, subjugando o próprio sujeito “criança” como um ser que não irá entender conceitos mais elaborados e com isso, se nega o próprio diálogo em volta de informações que possibilitam a reflexão das mesmas. No currículo, apenas são enfocadas datas comemorativas e o meio ambiente fica restrito ao seu dia, sem profundidade para construção do conhecimento sobre a diversidade das realidades ambientais. Frente a isso, enfrentou-se o desafio de trabalhar questões ambientais na Educação Infantil, através da investigação-ação, utilizando materiais didáticos produzidos pelo Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (PROBIO), a fim de contribuir para a conscientização dos alunos, familiares e comunidade, em relação à conservação e utilização sustentável da biodiversidade brasileira.Downloads
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