Percepção e ambiente: aportes para uma epistemologia ecológica

Authors

  • Isabel Cristina de Moura Carvalho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Porto Alegre/RS
  • Carlos Alberto Steil Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3443

Keywords:

Persepção, epistemologia, fenomenologia.

Abstract

Neste artigo partimos de uma breve revisão sobre o conceito de percepção na psicologia para chegar às contribuições de Tim Ingold, antropólogo em diálogo com a tradição fenomenológica que têm a psicologia no seu horizonte de interlocução. O conceito de percepção em Ingold ganha os sentidos do habitar e do engajamento do sujeito no mundo.A percepção está relacionada ao mundo vivido e a experiência no seu sentido forte assim como o ambiente será entendido como ambiente-mundo. Nossa escolha por este interlocutor está relacionada a busca, no pensamento contemporâneo, de autores que tem contribuído para delinear o que temos nomeado como epistemologias ecológicas(Carvalho, 2007). Elegemos a expressão epistemologias ecológicas para delimitar uma região do debate teórico-filosófico contemporâneo que compreende autores de diversas origens disciplinares e opções teóricas diferentes, cujo ponto em comum tem sido oferecer conceitos e pistas consistentes para romper com algumas das dualidades modernas — tais como natureza e cultura, indivíduo e sociedade, corpo e mente, artifício e natureza, sujeito e objeto — oferecendo bases conceituais eficazes para uma compreensão das relações com o ambiente desde outro ponto de partida. Desta forma, o que recortamos como epistemologias ecológicas é uma categoria necessariamente plural e remete a um espaço epistêmico cuja potência é abrir horizontes de compreensão diferentes daqueles ordenados pelas dualidades mencionadas e pela externalidade de um sujeito cognoscente humano fora do mundo, da natureza e independente de seus objetos de conhecimento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Isabel Cristina de Moura Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Porto Alegre/RS

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação e Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do RS.

Mais informações: Currículo Lattes

Carlos Alberto Steil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Antropólogo. Doutor em Antropologia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do RS.

Published

2013-03-27

How to Cite

Carvalho, I. C. de M., & Steil, C. A. (2013). Percepção e ambiente: aportes para uma epistemologia ecológica. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 59–79. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3443