FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES AMBIENTAIS

Authors

  • Sônia Maria Marchiorato Carneiro Universidade Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3388

Keywords:

educação ambiental, formação docente inicial e continuada, diagnóstico da prática escolar do ensino fundamental.

Abstract

O texto foca a urgência da formação docente inicial e continuada quanto à Educação Ambiental-EA, a partir de uma síntese dos resultados de pesquisas acadêmicas conduzidas entre 2003-06, com alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação do Setor de Educação da UFPR e do Curso de Especialização em Educação Ambiental, junto ao Curso de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento, da mesma universidade. A interpretação dos resultados enfoca a formação dos educadores na área de EA, com base em um recorte diagnóstico da realidade escolar no nível do ensino fundamental. A partir dos entendimentos de meio ambiente e EA, pelos sujeitos envolvidos nas pesquisas, foi enfocada sua prática educativa, em conexão com a dimensão ambiental da educação escolar: ficou evidenciada deficiência conceitual dos entendimentos de meio ambiente e EA, bem como caracterizada uma inadequação metodológica no tratamento didático dos conteúdos ambientais nesse nível de ensino. As considerações levantam questões implicadas e possibilidades na superação dos problemas diagnosticados, sob o pressuposto da reconhecida urgência da EA escolar e, por conseqüência, também de uma criteriosa formação docente – ademais, na perspectiva de uma reconcepção dos currículos programáticos e de suas dinâmicas processuais, em todos os níveis que afetam um desejável perfil socioprofissional dos educadores de hoje.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sônia Maria Marchiorato Carneiro, Universidade Federal do Paraná.

Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR, 1999). Prof. Sênior do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Setor de Educação da UFPR.

Published

2013-03-11

How to Cite

Carneiro, S. M. M. (2013). FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES AMBIENTAIS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental. https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.3388