PROBLEMATIZANDO A PRODUÇÃO DE ALGUNS DISCURSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MÍDIA IMPRESSA: ANÁLISES FOUCAULTIANAS

Authors

  • Bárbara Hees Garré Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande/RS.
  • Paula Corrêa Henning Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3240

Keywords:

Educação Ambiental, Mídia Impressa, Discurso e Michel Foucault.

Abstract

Neste trabalho analisam-se alguns discursos que tratam da Educação Ambiental na mídia impressa. O recorte situa-se num estudo das reportagens das Revistas Veja e Superinteressante a partir da década de 90. Aqui, entende-se a mídia como um importante campo de produção de subjetividades, que interpela os sujeitos e vai constituindo suas formas de ser e viver no mundo contemporâneo. Nas revistas selecionadas evidencia-se um grande número de edições com reportagens voltadas para a problemática ambiental, vinculando esta a ideia de crise do planeta. Em relação à metodologia, opera-se com a análise do discurso a partir de Michel Foucault. O filósofo francês não delimita um método específico de fazer análise do discurso, o que ele possibilita ao pesquisador são algumas pistas, colocando à disposição, caixas de ferramentas para que se opere analiticamente. As análises realizadas até o momento provocam a pensar a Educação Ambiental para além da impregnação naturalista e romântica do “contato com a natureza” e dos discursos de periculosidade tão veiculados acerca da questão ambiental. Entende-se que tais discursos referem-se a estratégias de segurança e controle da sociedade, já que os enunciados em análise colocam fortemente em questão o “futuro do planeta”. O trabalho é um convite para olhar de outra forma o campo da Educação Ambiental.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bárbara Hees Garré, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande/RS.

Pedagoga. Mestre em Educação em Ciências e Doutoranda do PPG em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande. Bolsista CAPES

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

Possui doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Atualmente é professora titular e pesquisadora do Instituto de Educação e dos Programas de Pós-graduação em Educação Ambiental e Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Mais informações: Currículo Lattes

Published

2013-01-10

How to Cite

Garré, B. H., & Henning, P. C. (2013). PROBLEMATIZANDO A PRODUÇÃO DE ALGUNS DISCURSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MÍDIA IMPRESSA: ANÁLISES FOUCAULTIANAS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 27. https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3240