PROBLEMATIZANDO A PRODUÇÃO DE ALGUNS DISCURSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MÍDIA IMPRESSA: ANÁLISES FOUCAULTIANAS
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3240Keywords:
Educação Ambiental, Mídia Impressa, Discurso e Michel Foucault.Abstract
Neste trabalho analisam-se alguns discursos que tratam da Educação Ambiental na mídia impressa. O recorte situa-se num estudo das reportagens das Revistas Veja e Superinteressante a partir da década de 90. Aqui, entende-se a mídia como um importante campo de produção de subjetividades, que interpela os sujeitos e vai constituindo suas formas de ser e viver no mundo contemporâneo. Nas revistas selecionadas evidencia-se um grande número de edições com reportagens voltadas para a problemática ambiental, vinculando esta a ideia de crise do planeta. Em relação à metodologia, opera-se com a análise do discurso a partir de Michel Foucault. O filósofo francês não delimita um método específico de fazer análise do discurso, o que ele possibilita ao pesquisador são algumas pistas, colocando à disposição, caixas de ferramentas para que se opere analiticamente. As análises realizadas até o momento provocam a pensar a Educação Ambiental para além da impregnação naturalista e romântica do “contato com a natureza” e dos discursos de periculosidade tão veiculados acerca da questão ambiental. Entende-se que tais discursos referem-se a estratégias de segurança e controle da sociedade, já que os enunciados em análise colocam fortemente em questão o “futuro do planeta”. O trabalho é um convite para olhar de outra forma o campo da Educação Ambiental.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-01-10
How to Cite
Garré, B. H., & Henning, P. C. (2013). PROBLEMATIZANDO A PRODUÇÃO DE ALGUNS DISCURSOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MÍDIA IMPRESSA: ANÁLISES FOUCAULTIANAS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 27. https://doi.org/10.14295/remea.v27i0.3240
Issue
Section
Artigos